O Jornal o Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira uma entrevista com Jerome Valcke, Secretario Geral da FIFA.
O dirigente voltou a fazer criticas ao projeto do Estádio do Morumbi.
Segundo Valcke, nesse momento o Morumbi receberia no máximo um jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de 2014.
O projeto de reforma do estádio, atualmente, está orçado em 350 milhões de reais, pouco dinheiro na opinião do secretário.
O São Paulo tem até 2012 para aperfeiçoar seu projeto e convencer a FIFA de que é possível fazer a abertura da Copa de 2014 e uma das semifinais no Morumbi.
O estranho, é que o novo projeto apresentado, foi feito pela empresa Alemã de arquitetura GMP (contratada pelo São Paulo e parceira da FIFA) seguindo as orientações e criticas da própria entidade ao antigo projeto.
Mas mesmo assim, as modificações feitas, não foram suficientes para convencer o rigoroso e criterioso secretário Geral, Jerôme Valcke.
Tentei conversar com Adalberto Batista, diretor de Marketing do São Paulo, que esteve em Zurique apresentando o novo projeto do clube e da cidade para os comissários da FIFA.
Adalberto estava em uma reunião no Rio de Janeiro e não pode me atender.
Foi o dirigente tricolor que garantiu á imprensa, que a FIFA havia gostado do novo projeto apresentado e que o Morumbi teria conseguido um upgrade da entidade, já podendo sediar jogos da semifinal da Copa.
Jerôme Valcke em sua entrevista ao Estadão fez questão de desmentir o diretor São Paulino.
Sem duvida há um discurso conflitante entre Adalberto e Jerôme.
A impressão que fica é de que o projeto foi apresentado para vários comissários, menos para Valcke, que é quem dá as cartas na FIFA nesta questão.
Em todo este imbróglio, fica a constatação de que este assunto ainda está muito longe de ser resolvido.
E mais ainda, São Paulo, clube e cidade, terão que suar (e gastar) muito para conseguir a abertura e a semifinal da Copa de 2014.
fevereiro 19, 2010 at 1:04 pm
há contradições evidentes sobre o assunto,que serão dirimidas apenas com o tempo. Eu nem assisto COPA DO MUNDO,prefiro ler ,namorar,ou ouvir boa música:BACH,NARA LEÃO, TOM JOBIM,STONES,BEATLES,MOZART etc…depois dessa roubalheira contra a IRLANDA então…a camisa amarela do BRASIL não me motiva mais,virou negócio, politicagem…prefiro torcer apenas pelo glorioso e amado SÃO PAULO FC!!!! NÃO SE ESQUEÇAM QUE a selecinha pouca chances deu ao ROGERIO CENI….
fevereiro 19, 2010 at 3:56 pm
Concordo, notícia pra Corintiano ler, o desespero é tamanho que estão até apelando pra máfia russa e pro Kia.
fevereiro 19, 2010 at 1:08 pm
Poxa vida, desse jeito já está até mesmo parecendo perseguição ….. Sacanagem o cara achar que gastaram pouco dinheiro. O Estádio já tem uma baita estrutura pronta, sinceramente não dá para entender.
fevereiro 19, 2010 at 3:00 pm
Até que é fácil entender, do jeito que está o projeto, o dinheiro não molha a mão de certos dirigentes da Fifa.
Domingo passado a folha publicou uma materia sobre os atrazos nos estádios da copa, só se salvavam São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, mas isso não interessa ao Sr Valcke. O que lhe interessa são as maravilhas do pais da corrupção.
fevereiro 19, 2010 at 4:01 pm
FIFA é jogo de interesse, veja o blog do Mauro César Pereira: http://game.guerrakhan.com/battle-report.php?id=c0wiilkz1&world_id=1
Pra Champions pode????
fevereiro 19, 2010 at 1:10 pm
Sei não,mas acho que o MORUMBI, tá condenado pra COPA.O Secretario da FIFA tá doidinho pra que se contrua outro estadio em São Paulo,com isso vai sobrar muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ pra secretarios,dirigentes,presidentes de entidades que comandam o futebol,e varios politicos.
Uma pena que as coisas funcionem assim.
fevereiro 19, 2010 at 2:44 pm
Será que é o secretário da FIFA, ou um político, que anda forçando alguma situação pra construir um novo estádio. Esse ano tem eleição, se o panorama mudar ano que vem veremos se existe ou não algum dedo político por tráz disso.
fevereiro 19, 2010 at 4:02 pm
Adivinha pra quem ficaria o belo estádio construido com grana do povo?
fevereiro 19, 2010 at 4:29 pm
Pro time do CENTENADA ???
ACERTEI ??
fevereiro 19, 2010 at 5:46 pm
já estão chorando???
fevereiro 19, 2010 at 11:38 pm
O político não consegue nada sozinho se a FIFA vier e dizer que o Morumbi está apto. E é óbvio que vai rolar uma “pequena” comissão pra certas pessoas da FIFA que ajudarem no processo. Afinal de contas, nada é de graça.
fevereiro 19, 2010 at 1:13 pm
Marcello,
Tá na cara que existe um lobby de algum grupo de empresários e empreiteiros para tentar tirar o estádio do Morumbi da jogada.
Mas não podemos permitir que o maior estádio particular da América Latina e o segundo mais importante do Brasil, fique de fora da Copa 2014.
Será péssimo para a marca FIFA se isso acontecer.
Abs
Ricci
fevereiro 19, 2010 at 1:14 pm
Não sei não mas parece que tem mais do que interesse futebolistico nisso. Talvez seria melhor o Tricolor abandonar este projeto e ver no que dá. Vamos imaginar quem assumiria esta bomba……
fevereiro 19, 2010 at 1:14 pm
Esse jerome ta com frescura, acho que ele é dos coloridos…, os caras vão fazer a copa lá na africa com os leões correndo atraz dos jogadores, uma violência do cão, nego matando e ameaçando gente, os estádios todos na lama e vem querer embaçar aqui onde já teve um monte de evento importante sem problemas… Tá é de beicinho,não reclama de ninguém só do São Paulo…
fevereiro 19, 2010 at 6:10 pm
Concordo!!!!Esse Jerome tá parecendo colorido mesmo!!!!Muito fresco!!!!
fevereiro 19, 2010 at 1:15 pm
A comunidade tricolor, sócios e torcedores está carente de mais informações a este respeito. São vagas as colocações: não está apto”. Não está por que ? quais são os itens, é a capacidade de arquibancada ? visibilidade ? acesso ? espaço para mídia e jornalismo ? espaço para convidados ?
Entendo que a diretoria e até mesmo a Fifa devem esclarecer o público em geral pois do contrário há o ensejo de que possa haver alguma coisa nebulosa sobre o assunto… um favorecimento, uma solicitação especial, etc.
fevereiro 19, 2010 at 1:24 pm
Marcelo,
É de estranhar esta birra do Sr. Jerôme com o Morumbi, pois será que só o Morumbi tem problemas ???? Tenho certeza que o Sr. Cartão de Crédito quer é outra coisa, e se o SPFC não der, não haverá jogos importantes no Morumbi. Tenho certeza que este senhor não presta, quer é aparecer e ganhar alguma coisa em troca. Estou sonhando ou estou certo ???
fevereiro 19, 2010 at 1:27 pm
Tá na cara que esse Jeronimo quer é dinheiro de parte da reforma.
O SPFC não deve ter dado nenhum agrado e ele quer atrapalhar a festa. Um novo estádio com certeza sobraria algum pra ele, pra máfia da FIFA, e sobraria o Estádio pro Curintia e uma maneira do Kia lavar dinheiro, que ainda manda por lá e ninguém fala.
Aliás pelo que sei este Jeronimo não tem um passado muito limpo, é cheio de falcatruas na vida e todo enrolado. O certo seria começar a falar do passado desse cara pra ver se ele cala essa boca e fica na dele.
fevereiro 19, 2010 at 2:40 pm
Isso está mais do que visível!
Só a imprensa pró-governo que não comenta dessa maneira.
É muito estranho eles não opinarem sobre o projeto das outras cidades.
Acho que faltou o JJ colocar a mão no bolso, coisa que ele não vai fazer com toda razão.
A FIFA e o seu lado obscuro.
fevereiro 19, 2010 at 1:27 pm
Marcelo o que vc. quer dizer com isso:
“O projeto de reforma do estádio, atualmente, está orçado em 350 milhões de reais, pouco dinheiro na opinião do secretário.”
POUCO DINHEIRO???? SERÁ QUE A FIFA TEM ALGUMA COMISSÃO DAS EMPREITEIRAS QUANDO SE DIZ EM CONSTRUIR OU REFORMAR ESTÁDIOS????
“O estranho, é que o novo projeto apresentado, foi feito por uma empresa Alemã de arquitetura (contratada pelo São Paulo e parceira da FIFA) seguindo as orientações e criticas da própria entidade ao antigo projeto.”
WALMIR
fevereiro 19, 2010 at 1:29 pm
Marcelo, no lugar do SP (clube, estado e cidade) daria uma “banana” para FIFA. R$ 350 milhões é pouco? Terá que gastar muito mais? Tudo isso pra receber meia dúzia de jogos? Só um País, um Estado, uma Cidade e um Clube subserviente aceitariam isso.
Dá-me orgulho SP (clube). Dê uma “banana” pra FIFA.
fevereiro 19, 2010 at 2:24 pm
Realmente, se R$ 350 mi é pouco, vou pedir aumento salarial agora!
Engraçado que a nossa Copa já está orçada 2x mais do que custará na África do Sul. É pouco dinheiro, muito pouco dinheiro…
fevereiro 19, 2010 at 3:20 pm
Aqui vai ser a copa da lavagem!
O pessoal da FIFA encontrou o lugar certo pra fazer isso.
Por isso que os custos das obras estão 2x mais que o da África.
Elementar meu caro!
fevereiro 19, 2010 at 1:32 pm
Sinceramente eu mandava essa FIFA, secretário e mais uns políticos da cidade para casa da ponte que partiu!
O que esses caras querem?
Acho mais fácil subir uma Arena faraonica como haviam falado antes e arrendar depois a algum time sem estádio!
Isso não tem nada de falta de condições do estádio é puramente político. Como pode uma cidade como SP ficar sendo alvo dessas críticas?
Abraços
fevereiro 19, 2010 at 3:12 pm
Fernando,
Como pode o povo, os torcedores, seja são-paulino ou não, ficarem CALADOS.
Não aceitar o Morumbi, é não aceitar todas as histórias e conquistas construídas no estádio.
Isso não está certo!
Mas o silêncio do povo me assusta mais.
Uma pena!
fevereiro 19, 2010 at 4:04 pm
Ricci, tem time mendigando estádio, só querem uma oportunidade e grana do povo é lógico!
fevereiro 19, 2010 at 7:37 pm
Ricci Jr.
Não há necessidade de outro estádio na cidade, existem 3 ou 4 que são mais do que suficientes.
Os torcedores ficaram quietos eu entendo, por que muitos pensam com o coração e não com a razão.
O que me irrita são as críticas, pois se uma cidade como São Paulo não tem condições de receber jogos importantes da copa,a partir das oitavas de final todos são na minha opinião, cidades como Cuiaba, Brasilia ou Manaus tem?
Isso é comentário político para construirem outro estádio na cidade e o SPFC precisa aprender a ficar de bico calado.
O silêncio do povo me irrita também.
fevereiro 19, 2010 at 1:32 pm
Marcello, uma dúvida que sempre tenho quando leio sobre este assunto: qual a opinião da Fifa sobre o projeto das demais sedes candidatas ao jogo de abertura (BH e Brasília)?
Minha impressão é que, se depender do aval da Fifa, nenhum projeto é bom o suficiente para abertura, mata-mata ou final da Copa. Nunca ouvi ninguém da Fifa dizer, por exemplo, que o projeto do Maracanã é perfeito. Na verdade, nunca ouvi ninguém da Fifa falar sobre estádio nenhum que não seja o Morumbi.
fevereiro 19, 2010 at 1:44 pm
Perfeito sua colocação, até parece que o Morumbi é o único estádio do Brasil que será utilizado na Copa. E o resto? Ninguém fala nada. É piada isso…
fevereiro 19, 2010 at 1:50 pm
Não!Brasília e BH não vão ter candidatos a presidencia da república!Isso custa uma grana!ainda mais pra quem ~´e candidato sem cacife no Norte-nordeste -centro oeste….
fevereiro 19, 2010 at 2:33 pm
PT detected!
fevereiro 19, 2010 at 3:16 pm
Detalhe importante!
Só o Morumbi apresentou projeto a FIFA.
Nenhum outro estádio e seus administradores apresentaram projeto.
Alias, o projeto do Morumbi será a base para dos demais. Só que não podemos ser tb bode expiatória dos demais.
Só que existe um lobby forte de empreiteiros e empresários para tirar o Morumbi da jogada.
Só pesquisarem na net que vão descobrir quem são.
fevereiro 19, 2010 at 6:02 pm
Ricci, os projetos das outras sedes foram apresentados SIM.
Inclusive esse último encontro onde foi apresentado o projeto do Morumbi, foi um encontro com representantes de TODAS as sedes da Copa2014 com a FIFA.
Os outros projetos são lindos, grandiosos, todos adequados as exigências da FIFA, pois o papel aceita qualquer coisa não é mesmo? Só que nenhum desses projetos de estádio COMEÇARAM a sair do papel, e o prazo da FIFA para o início das obras é no mês que vem, e tudo na administração pública é MUITO, mas MUITO mais lento que em empresas privadas.
fevereiro 19, 2010 at 1:39 pm
Marcellaum, desculpe pelas palavras, mas… manda o Jeronimo do Vacuo enfiar a abertura no r… dele e do “santo” do Arruda !!!
Agora, precisa saber o q o SPFC apresentou, se for na pegada JJ de gastar na compra de jogadores….bau bau hehehehe
O ruim disso ou destas info, é que em tempos de fechamento de patrocinio, devem pesar pra baixo as cifras…De repente ateh me passa teorias da conspiraçaum deste povo (parte da midia podre consumidora de ibope) a favor de alguns pseudos clubes, pra ganhar de graça estadio e todos politicos levando uma gorda comissaum e o povaum vastas e cilindricas começoes (rs)…
Estas coisas me fazem cada dia mais perder um “cadim”, este amor gigantesco pelo futebol e ver que no underground saum os ratos q comandam, sooorte deles q este esporte eh maravilhoso, senaum soh restariam buracos e restos de comida pra esta raça !!!! Eeeta amor marvadu ! (rs)
UP THE SPFC !!!
AbraXXX
fevereiro 19, 2010 at 1:39 pm
A questão de R$ 350 milhões serem muito ou pouco é eminentemente técnica sobre a qual o Sr. Valcke não está capacitado a opinar, dada sua formação em jornalismo e marketing (segundo o site da FIFA) e não em engenharia.
Mais estranho ainda é o silêncio da FIFA e do Sr. Valcke sobre os demais estádios brasileiros, muitos dos quais sequer existem como projeto.
Com certeza existe um lobby para a construção de um novo estádio em São Paulo. Estariam a FIFA e/ou o Sr. Valcke participando dele?
fevereiro 19, 2010 at 2:32 pm
Também questiono isso !
Só o Morumbi que está ganhando os noticiários do Brasil a respeito do projeto.
E os outros?
Pq será ?
Pelo simples fato de já estarem calçados com o dinheiro público.
Isso faz a diferença!!!
10% ali, outros 5% pra aculá..
fevereiro 19, 2010 at 6:05 pm
Exato, todos os outros estádios (tirando Morumbi, Beira Rio e Arena da Baixada) são apenas projetos no papel, lindos e maravilhosos, ou estádios administrados pelo governo, ou seja, dinheiro não vai faltar para eles.
fevereiro 19, 2010 at 1:41 pm
Esse tal de Jerôme Valcke é franga, só pode. Fica a impressão de que qto mais gastar no projeto melhor, não sei como terminará mas sinto um forte cheiro de galinha no ar….
fevereiro 19, 2010 at 1:41 pm
Como disse o Adalberto, a decisão é pura e simples política.
fevereiro 19, 2010 at 2:29 pm
Absolutamente.
O Morumbi é o único estádio que dispensou o dinheiro público.
Com isso, bateu de frente com muita gente importante.
Inclusive com esse cidadão.
fevereiro 19, 2010 at 1:43 pm
Marcello, está claro que que o tal de Valcke faz o jogo dos interessados em um novo estádio com dinheiro público.
Ele até tinha ficado quieto, mas com a o alarde da diretoria do São Paulo de que o projeto tinha sido aprovado, deve ter sido pressionado a desmentí-la.
Junto dele, só podem estar as empreiteiras e o tal de Citadini de olho numa futura candidatura à presidência do time da marginal, e claro, se apoderar desse moderno e gratuito estádio, já que essa é a única forma deles terem um estádio, pois se construí-los fosse possível só por conta do tamanho da torcida, o Flamengo já teria uns três.
Muita água ainda vai rolar sob essa ponte, ou quem sabe estádio, mas sem dúvida o DESEJO DE TODOS é meter a mão no dinheiro público.
fevereiro 19, 2010 at 1:43 pm
Lima e pessoal,
Minha opinião, como já expus diversas vezes nesse espaço, é de que o São Paulo TEM SIM que atender a todas as exigências da FIFA e tentar de todo o jeito abrir a Copa e abrigar uma das semi-finais. Porém, devo confessar-lhes que começo a rever a minha posição original quando leio que, na opinião do isento Secretário Geral, 350 milhões é pouco dinheiro.
Não duvido da competência do nosso diretor de Marketing, Adalberto Batista, mas temo pela possibilidade de o Tricolor investir ainda mais do que esse valor…
Pensando como empresa e não como torcedor fanático, pergunto: Será que vale a pena investir essa fortuna toda (+350 mi) pelo privilégio de abrir a Copa e abrigar uma semi-final? Será que o investimento se justifica? Além do que faturamos hoje, quanto a mais podemos faturar após a Copa? O estádio, por si só, conseguirá gerar caixa no futuro para pagar as parcelas do empréstimo?
Confesso que não sei…
fevereiro 19, 2010 at 11:43 pm
Se você for considerar a potencial perda de receitas ao longo dos anos futuros que o São Paulo terá para uma nova arena a ser construída, acho que compensa sim. Ainda mais que uns 15 ou 30 milhões, de um jeito ou de outro, deverão ter que ser aplicados em reformas estruturais como em todo e qualquer estádio ao longo dos anos.
fevereiro 20, 2010 at 1:08 am
Thiago,vc temtoda razão,Há quese ponderar no custo-benefício!O são paulo por causa do estádio e por orquestração de uma imprensa engajada,foi obrigado a gastar uma fortuna no “caso das molas”…só o Morumbi balançava!vá ao Maracanã e a outros grandes estádios e só o são Paulo teve que endividar-se com as fatídicas molas!agora 350 milhões9de reais ou dolares?)pra depois a Band,globo,jornais etc sairem dizendo que o Pacaembu é muito mais simpático.Etc….etc….A FIFA não consegue nem organisar um torneio na Africa….há atentados as delegações e assassinato de jogadores,mas quando entra verba(dinaro!)daí ela fica pressurosa!eu se fosse o São Paulo pensava bem nisso!Vamos montar um grande time e mantê-lo9com as trocas-compras e vendas 0normais….e manter o estádio enxuto e preparado pra grandes shows musicais(é só conversar com o Vitor Oliva-grande saõpaulino ou com os megaempresários internacionais e nacionais….grandes shows,grandes publico,grandes lucros e o estádio pro Sãao Paulo F.C.continuar sendo o maior campeão de tudo o que interessa no Brasil,A.S.e World….sorry stadiumless…..
fevereiro 19, 2010 at 1:43 pm
Não vi crítica nenhuma da parte dele, que simplesmente disse: “do jeito que está, no máximo oitavas de final”.
Realmente, do jeito que está, não dá.
Se as reformas forem feitas, aí sim, será possível a realização de semi-finais e talvez abertura.
Nada demais, ele falou o óbvio. O resto é sensacionalismo da imprensa.
fevereiro 19, 2010 at 2:28 pm
Do jeito que está O PROJETO parceiro!
E não do jeito que está hoje.
A diferença é gritante entre essas duas afirmações.
fevereiro 19, 2010 at 4:33 pm
Concordo com você. A questão é: se não está apto a uma abertura ou uma final não deveria estar apto a nada. Que critérios são esses ? que coisa absolutamente estranha.
fevereiro 19, 2010 at 11:45 pm
Você não quis ver crítica, o que é muito diferente. Ele se referiu a incapacidade do Morumbi já considerando o novo projeto aprensentado à FIFA. Tanto que até falou do valor da reforma, achando muito pouco (é óbvio, não vai ter comissão pra ele, coitado!).
fevereiro 19, 2010 at 1:46 pm
Se eu fosse o governador Jose Serra,depois que ele parar,se é que vai parar,de ficar viajando caçando votos pelo NE>N>CO>SE>S ….ele bem que poderia convocar um plebiscito pra saber se os paulistanos preferem ter a abertura da copa do mundo ,e outros jogos aqui em São Paulo ,ou dirigir toda a energia e verbas possíveis pra acabar com as enchentes,desmoronamentos,escolas públicas mal cuidadas,corrupção política e policial e tantos outros males muito mais importantes do que abertura ou encerramentoo de dopa do mundo e deixar o Blater e êse outro imbecil chantagista Valcke,que,com certeza,espera apenas um grande tôco(uma remuneração ilícita).Quero ver a copa do mundo sair no Brasil sem o apoio de São Paulo…..como no Pananamericano:O Rio de Janeiro continua lindo….o Rio de Janeiro continua dependente das verbas públicas e privadas do capital paulista….O rio de Janeiro Fevereiro até novembro e dezembro.
fevereiro 19, 2010 at 2:34 pm
Com certeza, se o governador quisesse falaria assim “Não quer a Copa no Morumbi com esse projeto??então não faremos a Copa aqui em São Paulo”, aposto que esse fresco e boiola do Jerome Valcke voltaria atrás!!!
Duvido que a toda poderosa Fifa tira a Copa do estado mais rico do país!!!!
Eles querem é embolsar dinheiro na construção de um novo estádio isso sim!!!
fevereiro 19, 2010 at 2:42 pm
O Maracanã vai ser a mina de ouro desses escrotos!
O dinheiro da obra vai jorrar nos morros cariocas.
fevereiro 19, 2010 at 1:52 pm
Por que estão sendo tão criteriosos com o Morumbi sendo que, no Brasil, não existe nenhum outro estádio que se aproxime tanto ao que a FIFA toma como padrão para a copa? Aliás, andei lendo que o Morumbi com as reformas mais simples que a diretoria quer (sem as frescurisses desse secretário) já ficaria melhor do que qualquer estádio aprovado na copa da áfrica deste ano. Em outras palavras, há algo não muito explícito nessa rigidez toda aí…
fevereiro 19, 2010 at 2:28 pm
Dinheiro por baixo do pano meu amigo!!!
Isso está na cara, PQP copa no Brasil vai ser uma vergonha!!!!!Maldita hora que vencemos outros paises candidatos a sede!!!
fevereiro 19, 2010 at 1:54 pm
O que adianta mexer e remexer. O que a Fifa queria não era o prolongamento das arquibancadas, retirar a pista de atletismo e abaixar o campo??? Eles enfeitam enfeitam mas não mexem nisso.
fevereiro 19, 2010 at 6:14 pm
Não, oq a Fifa quer é dificultar o máximo o estádio do Morumbi para a copa!!!Eles querem a construção de um novo estádio que seria público, pra conseguirem embolsar algum dinheiro!!!!
fevereiro 19, 2010 at 1:56 pm
ANTES DE MAIS NADA SOU TORCEDOR DO SP, ACHO QUE NAS VEZES QUE O SP APRESENTA UM PROJETO A FIFA, O NOSSO QUERIDO PRESIDENTE DA ENTREVISTAS COM UM CERTO TOM DE ARROGÂCIA E MENOSPREÇO AOS RIVAIS, TALVEZ SE NOSSO PRESIDENTE FICASSE UM POUCO MAIS QUIETO E HUMILDE NOS COMENTARIOS TALVEZ ALGUMA COISA MUDE A NOSSO FAVOR.
AS VEZES ACHAMOS QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO E TODOS NO CAMINHO ERRADO, A PARTIR DE HOJE VAMOS OBSERVAS AS COLOCAÇÕES DE JJ E MAC.
fevereiro 19, 2010 at 1:56 pm
Boa tarde!
Caro Marcello Lima,
Para mim, particularmente, por trás de tudo isso (rigor excessivo, implicações, resistências, etc etc) não é por critérios simplesmente.
Penso que a coisa se resume em outros interesses escusos bem como participações (Euros, muitos euros) começando pela CBF, porque se o persona não grata R.T. quisesse o Morumbi para a abertura da copa ele já teria ( e há muito tempo ) desestimulado o governador de Minas e do Distrito Federal a postularem a abertura.
Lamentavelmente a coisa é eminentemente política (e não técnica).
Desse modo, por mais que o SAMPA se esforce no sentido de atender as exigências mínimas da FIFA, ainda assim sempre faltará alguma coisa.
Parece, melhor dizendo, tenho certeza que o que eles, inclusive o R.T., querem é que o SPFC desista “espontaneamente” em sediar a copa, sobretudo a abertura.
Pelo andar da carruagem ( imbrólio ) é esta a impressão que fica, quanto às infundadas críticas do tal J.V. ao Projeto do Estádio do Morumbi.
Espero estar redondamente engano, e que as coisas caminhem positiva e favoravelmente ao Tricolor mais querido do mundo!!!
Saudações Tricolores!
Grato,
um abraço.
fevereiro 19, 2010 at 3:10 pm
A resistência é muito forte!
Acho que logo logo o JJ vai abrir o bico, e desistir dessa abertura.
Esse movimento serve pra alguns hipócritas perceberem que a corrupção não é exclusividade de nosso país.
Se o JJ aceitasse um investimento de 500 milhões do governo, com certeza o projeto seria classificado como o mais imponente de todos os tempos.
E ainda iria herdar uma dívida impagável por muitas décadas.
fevereiro 20, 2010 at 1:14 am
Se topasse pagar 30% pras autoridades competentes…
fevereiro 19, 2010 at 2:02 pm
Marcello, segundo o site da globo, o secretário disse o seguinte:
“Ou há um compromisso de pôr dinheiro em um projeto ou a maior cidade do Brasil não terá jogos grandes. Se for investimento público ou privado não cabe à Fifa decidir.”
Nossa, a Fifa não está mais nem disfarçando o seu critério: DINHEIRO.
O secretário deixou claro que será escolhido o projeto mais caro! Que absurdo Marcello, porque a imprensa não o questiona publicamente sobre este critério? Sei que existem muitos interesses ocultos, o mais óbvio é a construção de um estádio e, após a copa, ser doado ao MST Esportivo Curintia, mas não é necessário um debate mais amplo? Afinal o interesse da Fifa não deve se resumir ao futebol em si, agora também lhes interessa a quantidade de dinheiro investido? Dê sua opinião sobre isso. Abs.
fevereiro 19, 2010 at 2:08 pm
http://copa2010.ig.com.br/fifa+reclama+de+atraso+na+entrega+do+principal+estadio+da+copa/n1237545882104.html
fevereiro 19, 2010 at 2:09 pm
Nem o estadio da abertura da copa 2010 tá livre dos caras da fifa.
http://copa2010.ig.com.br/fifa+reclama+de+atraso+na+entrega+do+principal+estadio+da+copa/n1237545882104.html
fevereiro 19, 2010 at 2:10 pm
Na boa gente…
O Morumbi com esse aro de bicicleta como cobertura,aparentemente,ficará muito feio e sem contar que terá ainda a bela bosta pista de atletismo que não serve pra nada.
Chegou a hora de pelo menos aumentarmos a nossa capacidade rebaixando o gramado.
Muitos falariam: E o dinheiro?
Realmente o dinheiro é fundamental nessas horas,mas pq não pegar o dinheiro do BNDES na íntegra e fazer algo bonito,uma vez que o Morumbi será altamente rentável.
Essas comidas que o Jerome Vaclke,vira e mexe, dá nos dirigentes tricolores tomara que surta um efeito positivo e logo.
Mas pelo visto vai ser muito difícil dobrar esses gringos.
Desse jeito, o JJ está correndo o risco de ficar na história como o presidente do SP que não conseguiu levar a Copa para o Morumbi.
Tomara que isso não aconteça.
Abrazz
fevereiro 19, 2010 at 3:10 pm
O pior cego é mesmo o que não quer ver…
fevereiro 19, 2010 at 7:09 pm
Explique-me melhor isso,caro joAo …
fevereiro 20, 2010 at 10:29 am
Novais,
Não é simplesmente chegar no BNDES e “pegar o dinheiro”, o BNDES abriu uma linha de crédito para a construção e reforma dos estádios, o que significa que o SFPC está assumindo uma dívida com o BNDES e, ao contrário dos estádios municipais e estaduais, o SPFC VAI PAGAR SIM essa dívida, e precisa apresentar garantias ao banco, inclusive com a utilização do seu patrimônio (estádio, centro de treinamento, imóveis, etc.)
Existem pessoas de dentro do clube analisando tudo isso, eu não vi em nenhum momento a FIFA (ou algum dos seus representantes) declarando que é necessário o rebaixamento do gramado e a extensão da arquibancada para que o Morumbi esteja apto a receber partidas do Mundial, o caderno de encargos já existe e a GMP deve conhecê-lo perfeitamente para saber diferenciar o que é exigência daquilo que seria apenas uma perfumaria.
fevereiro 20, 2010 at 1:18 am
Caro Novaes….leia todos os argumentos anteriores,ou não leia nada,se vc estiver mal intencionado com a abertura da copa ser no Morumbi!Voce diz:pegar o dinheiro do BNDS….se fosse fácil esimples assim,como voce recomenda não haveria nenhuma discução:nem com a FIFA,nem com os mal intencionados,nem entre nós.Tava resolvido e pronto!Parabénzzzzzzz
fevereiro 20, 2010 at 8:30 pm
Pow,caro Vidal, é Novais. O loko,meu!
Mal intencionado,por quê?
O dinheiro do BNDES já foi disponibilizado para todos os clubes e estados postulantes para a COPA 2014.Só falta acertar como seria o pagamento deste empréstimo.
O SPFC está tentando juntamente com o próprio BNDES conseguir tal quantia sem nenhum atravessador(como que é de costume nesses tipos de transações,no caso,seria o Bradesco).
E isso seria bom, pois não teríamos que pagar juros tão caros.
Sou apenas sensatos nos meus comentários e espero poder sempre falar o que eu penso.
O lobby que os outros clubes paulistas fazem para que a nossa empreitada não dê certo,é grande.
Mas na minha opinião, o JJ e assim como toda a diretoria não deveria falar nada sem ter certeza.
Aí fica essa guerra fria, de um lado a cúpula sãopaulina,e de outro, os gringos da FIFA juntamente com os grandes empreiteiros do Brasil.
Na boa, ter um aro de bicicleta como cobertura é horrível,tomara que pelo menos pintem-no com as cores do MAIOR DO MUNDO.
Torço para que fique lindo,mas confesso que tá difícil,viu…
Abrazz a todos !
fevereiro 19, 2010 at 2:16 pm
É desta vez temos q admitir q o ESTUDANTE DE JORNALISMO estava certo, foi o único a falar a verdade quando toda imprensa dizia q o PROJETO era MARAVILHOSO e estava aprovado pela FIFA!!!
Gustavo, quem falou alguma coisa foi o ESTADÃO, alguns estudantes apenas COLARAM a matéria e a elogiaram.Abs
fevereiro 19, 2010 at 2:17 pm
Já nem esquento mais a cabeça com essas entrevistas do Jerome Vou querer o meu….
Se o projeto foi desenvolvido pela GMP, ela que veja quais deverão ser as adequações necessárias e o custo, aí o tricolor vê se acha viável ou não essas alterações.
Acho importante a Copa no Morumbi…Mas o mais importante é não gastarmos mais do que podemos!!
Sobre o JJ dar a cara a tapa nas entrevistas, criticando BH, BSB e RJ, acho que não é dever dele isso. Deixe a defesa e ataque as outras sedes ao comitê paulista, senhor Caio da SPtur!!
fevereiro 19, 2010 at 2:24 pm
Acho que todos nós estamos errados e o exelentíssimo Jerôme Valcke esta certo!!!!
Realmente SÓ o Morumbi não tem condições de realizar a abertura da Copa!!!!
O Maracanã está ÓTIMO, o Mineirão exelente, o Beira Rio é um estádio futurista, sem contar no extraordinário estádio de Manaus, que os índios levantaram com suas próprias mãos, aliás é nesse estádio que deveria se realizar a abertura da copinha 2014!!!!
Acho que o São Paulo deveria reformar o estádio para ele próprio e não mais para a copinha!!!
Por mim não precisa mais da abertura, esquece isso, ficamos só com a primeira fase que já está bom demais!!!!
Essa fifa é muito cheio de frescura e babaquices, parece um bando de boiolas, quer que se construa um novo estádio com dinheiro publico pra poder embolsar dinheiro, ta na cara!!!!!!
Quero que a FIFA e a seleçãozinha se exploda!!!!!!!!!!!
ESQUECE ESSE NEGÓCIO DE COPINHA DO MUNDO, VAMOS PRESTAR MAIS ATENÇÃO NO SÂO PAULO, QUE È MUITO MAIS IMPORTANTE!!!!!
fevereiro 20, 2010 at 10:33 am
Léo,
A Copa trará uma visibilidade muito grande ao Morumbi e ao São Paulo Futebol Clube, e a partida de abertura e uma possível semi do torneio mais ainda, e os nossos dirigentes sabem disso, por isso estão lutando com unhas e dentes por essas partidas.
Não se engane, caso o Morumbi seja escolhido o estádio de abertura da Copa ou para abrigar uma semi-final entre Brasil e Argentina, por exemplo, os patrocinadores e investidores serão outros e as cifras ($$$) muito maiores.
fevereiro 20, 2010 at 1:42 pm
Concordo com vc!!!!Sei disso!!!!Porem já cansei desse negócio da FIFA dizer que o Morumbi não está apto!!!Qual estádio está apto para fazer a abertura da Copa 2014????Nenhum!!!!!!!!
Já cansou essa história, ta parecendo novela!!!!!Não quer a copa no Morumbi então vão jogar no Amazonas e ponto final!!!!
fevereiro 19, 2010 at 2:24 pm
Pessoal vamos abrir o olho a FIFA ta mais que certa!!! o SPFC ta querendo fazer as coisas pela metade por falta de grana… desvalorizando o principal evento deles que nós nos comprometemos a fazer!!!! a Prefeitura fez a parte dela, colocou mais uma linha de metro na porta, vai fazer o estacionamento na frente e vai desapropriar casas para o fluxo de pessoas melhorar em volta do estádio!!! e São Paulo? ta mais que na cara que eles querem o torcedor mais proximo do campo onde no estadio o lugar mais proximo é cerca de 25 metros!!!! ë isso que está pegando a Parte interna do estadio!!!!!
fevereiro 19, 2010 at 2:26 pm
A Fifa quer um estadio não um puchadinho.
fevereiro 19, 2010 at 3:24 pm
Dependendo de onde você tivesse colocado uma vírgula, ficaria mais fácil entender!
fevereiro 20, 2010 at 10:34 am
Cheiro de curintiano no ar…
fevereiro 19, 2010 at 2:27 pm
Sou são-paulino e vou ao estadio com frequencia (tenho inclusive cadeira cativa).
temos que reconhecer que o Morumbi é um lixo, e precisa de reforma profundas. A principal delas, na área interna: eliminação do anel inferior, de onde não é possivel ver as partida de forma adequada. Não sei porque os dirigentes e arquitetos envolvidos no projeto insistem em não mexer nisso. Esta indecisão está irritando à FIFA e aos proprios torcedores.
fevereiro 19, 2010 at 6:19 pm
Que o estádio não presta para a Copa ainda, todo mundo ja sabe!!!O problema é que os outros estádios TAMBEM não prestam e foram aprovados!!!
Va ver como é o Maracanã, o Mineirão e o Beira Rio!!!São LIXOS de concreto!!!!
fevereiro 20, 2010 at 10:38 am
No projeto apresentado, existe uma extensão de parte do segundo anel até a pista de atletismo, onde se localizariam as tribunas de honra e os convidados VIP da FIFA. Neste projeto também está previsto a elevação do anel inferior em mais de 1,5m para melhorar a visibilidade. Não se preocupe que eles estão SIM trabalhando nessas modificações, o que é uma exigência do caderno de encargos da FIFA para estádios que desejam abrigar partidas de Copa do Mundo.
fevereiro 19, 2010 at 2:33 pm
É um absurdo a cidade mais importante da América do Sul ficar sem a abertura da Copa do Mundo. Há tempo ainda, mas se o SPFC e o poder público de SP não falarem a mesma língua da FIFA, vai ficar cada vez mais difícil.
Abs, Limão.
fevereiro 19, 2010 at 2:36 pm
Marcello, boa tarde!
Concordo com a maioria dos comentários, esse tal Jerome Valcke e a FIFA com certeza estão de sacanagem criticando tanto o MORUMBI estranho, muito estranho já que a COPA será ainda em 2014 e todas as sedes tem tempo de sobra para conseguirem se adequar as exigências.
Será que os projetos do Rio,BH, Brasilia e outros não tem falhas, isso sem falar de algumas cidades onde as obras do estádio ainda não iniciaram.
Qualquer cego consegue enxergar que as critícas ao MORUMBI vão muito, mas muito além de adequações em projetos.
fevereiro 19, 2010 at 3:09 pm
Ue’, Marcelo. Parece que o “DR estudante” estava certo, entao?
Não amigo, parece que o “Dr.Estadão” publicou HOJE a entrevista com Jerôme Valcke.Abs
fevereiro 19, 2010 at 3:27 pm
Marcello, o estudante estava errado porque ele disse que o Morumbi ja estava totalmente descartado, acho que nao porque a entrevista so saiu hoje. O Morumbi esta vetado por enquanto, apenas isso, que eu saiba todos os estadios passam por um grande processo de apresentações, adequações e tal ate chegar ao ideal segundo a FIFA certo?
Joel, o Morumbi não esta vetado, é o estádio da cidade de São Paulo para a Copa. A briga agora é saber para quais jogos o estádio estará apto a receber no Mundial 2014.Abs
fevereiro 20, 2010 at 10:41 am
Não existe a palavra VETADO para o Morumbi, como alguns estudantes e até jornalistas tarimbados gostam de pronunciar, o MORUMBI é o estádio de SÃO PAULO para o Mundial, não adianta espernear e criar teorias.
Não existe “plano B”, esquece.
fevereiro 19, 2010 at 3:35 pm
Marcellão, de fato existe um conflito grande nesta estória. Se o Valke é o que manda neste assunto, será inadmissível que os dirigentes são paulinos não tenham apresentado o projeto a quem realmente interessa.
Um dia está dentro do que se pediu, no outro está fora, OFICIALMENTE, o SPFC deveria nos dizer a verdade, até porque, que empresa vai investir no Morumbi com tantos desacordos.
Abraço.
fevereiro 19, 2010 at 3:38 pm
Aposto como a Copa de 2014 terá a abertura e a semifinal realizadas no estádio Cicero Pompeo de Toledo – Morumbi. Quem viver verá. Este Valke é um brincalhão e um corrupto patético.
fevereiro 19, 2010 at 3:39 pm
tem pilantragen por traz cbf pra min vaun qrer faser um estadio novo pra depois da copa da la pras frangas q naum tem e coisa de cbf q sempre favorecem as frangas e o urubus la o brasileiro ano passado quem deu po flamengo foi o stjd=cbf com aquelas puniçoes medilcres para jogadores do spfc favorecendo a urubuzada q nem penta e como q e hexa
fevereiro 19, 2010 at 3:40 pm
Isso é uma boa prova para mostrar que não é só por aqui que existem roubalheiras. Tá aí a fifa com esse tal de Valke (mais sujo q pau de galinheiro) que não me deixa mentir. Ou alguém duvida das intenções da poderosa Fifa, qto ao projeto de Sao Paulo!?!?
fevereiro 19, 2010 at 3:54 pm
Esse assunto já está ficando desgastante. Assim como a novela Fernandão, a diretoria do tricolor deveria abidicar desses assuntos. A instituição SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, vale mais do que qualquer copa ou interesses.
Devemos lembrar que estamos no Brasil, um país que, infelizmente, é dominado por políticos corruptos e mal intencionados.
Confio na atual diretoria, pois se aceitarem o que eles querem (dinheiro público), a nossa dívida irá passar por gerações e gerações.
Qual o objetivo de um clube de futebol ?
Ganhar títulos!
Valorizar sua torcida!
Consolidar a sua linda história!
E não se curvar para corruptos nacionais e internacionais.
Deixe a copa pra quem de fato interessa. Políticos, empreiteiros, diretores da FIFA, presidentes de confederações, e etc.
A COPA passa!
O Morumbi fica, mas sem dívidas públicas!
É nisso que eu acredito.
fevereiro 19, 2010 at 4:15 pm
é…
nao tem jeito…
no Brasil a bandidagem sempre atrapalha…ou…sempre vence…
esse babaca ta aprendendo
abs
fevereiro 19, 2010 at 4:26 pm
Marcellão, obrigado pelos esclarecimentos.Será muito interessante a resposta do diretor do clube.
Fica uma certeza, aliás duas: esse secretário é leviano e covarde pois só critica abertamente o Morumbi e o faz sempre via imprensa. Por quê ele não desceu de seu escritório de cristal e falou cara a cara com os representantes do SPFC? Se manifesta quase duas semanas depois. E prefere, neste caso, dar entrevista a um veículo, quebrado diga-se de passagem, e que tinha necessidade de sustentar a informação já dada; na qual a direção do tricolor estava errada em sua avaliação da reunião em Zurich. É lógico que a FIFA não dará aval a um projeto só, semeando a disputa entre outros candidatos à abertura. Olha o rolo na Africa do Sul, cujo estádio da abertura ainda não esta pronto. Aqui é o Brasil, e este secretário conhece bem, é amigo do presidente da CBF. Agora, que esse assunto já encheu, a já!
fevereiro 19, 2010 at 4:29 pm
http://www.lancenet.com.br/flamengo/noticias/10-02-19/703869.stm?sport-promete-acionar-olympikus
marcelo leia isso publique mais por ai espalhe para naçao sao paulina
fevereiro 19, 2010 at 4:32 pm
Fui censurado?
Não, apenas escreva sua opinião no post certo.Abs
fevereiro 19, 2010 at 4:36 pm
Esse Jerome é corintiano. E Ele tem em comum com o Andres Sanches não saber falar português.
Me recuso a acreditar que um diretor do SPFC (Adalberto) vá até a FIFA e volte alardeando a suposta aprovação do Morumbi e, uma semana depois, ser desmentido por esse Jerome como se tivesse mentido à imprensa brasileira. Está faltando comunicação nisso. Prefiro acreditar que o Adalberto ouviu o que difundiu por aqui de gente da FIFA, mas de escalões inferiores ao do tal Jerome, que já mostrou ser perseguidor do Morumbi.
fevereiro 19, 2010 at 4:37 pm
Diante de tudo que li , nacional e internacionalmente , concluo que o Sr Jerôme Valcke quer mesmo é ser paparicado .
O cara julga-se o dono da cocada preta , a cada apresentação de projetos (mesmo que o projetista tenha sido indicado por ele) é muito ruim desde que ele não esteja presente na exposição do mesmo .
Se o comite da FIFA aprova , ele sempre procura um defeito , para ter o prazer de contrariar .
O Sr Jerôme Valcke está criando um caso por dia na Africa do Sul , ameaça diariamente o presidente da organização sul africana .
Diante dos fatos fico com a posição do Juvenal Juvêncio , deixa o cara falar a vontade , a Copa do Mundo terá a sua abertura no Morumbi (o JJ fala com muita convicção e certeza ,certamente tem o aval de quem realmente detem a decisão)
fevereiro 19, 2010 at 4:40 pm
Marcello, não gosto nem um pouco desse Jerome Valcke, mas será que é pedir muito fazer o básico no projeto, qualquer um que estudar as normas dos novos estádios sabe que a FIFA não vai aceitar um estádio com pista de atletismo, ainda mais um estádio que não tem nenhuma tradição nesse esporte, e que não quer estender a arquibancada junto ao campo, isso é o básico de qualquer estádio de copa, infelizmente o São Paulo está dando murro em ponta de faca, acho que o projeto está próximo do ideal, mas sem essas modificações duvido que a FIFA aceite, pois abriria precedente para outros estadios.
Uma coisa é certa, o clube não atendeu todas as exigencias pedidas pela FIFA até agora, vc sabe disso Marcello, esse é outro ponto fundamental, pois se o projeto abordasse esses pontos com certeza a situação estaria melhor, o JJ tem que decidir o que quer, uma abertura de copa ou ficar com os investimentos já feitos no setor térreo que travam essas modificações.
fevereiro 19, 2010 at 6:37 pm
Entendo a sua luta para que a pista de atletismo seja retirada. Não sei se vc irá assistir os jogos da copa neste local, mas, com certeza, depois do certame, vc não vai conseguir, pois a nossa solerte Policia Militar e o diligente Ministério Público, vão obrigar o São Paulo a quebrar tudo e reconstruir o fosso, pois senão o anel inferior será interditado, por falta de segurança. “Isto é o Estado de São Paulo, meu filho.”.
fevereiro 20, 2010 at 10:48 am
Amigo, o problema não é a pista de atletismo.
Caso vc não saiba, o estádio “Olímpico” de Berlim abrigou jogos da Copa de 2006.
Como vc pode dizer que o SPFC não está estudando as normas de novos estádios da FIFA?
Para o seu conhecimento, o SPFC contratou o escritório de engenharia alemão GMP para elaborar o projeto de modernização do estádio.
Este escritório tem AMPLA experiência na elaboração de projetos para eventos como a Copa do Mundo, inclusive são os responsáveis por estádios da próxima Copa na Africa do Sul.
Eles com certeza devem conhecer o caderno de encargos da FIFA de cabeça.
E já disseram inclusive que um projeto de estádio para uma Copa é mutante, sempre estará recebendo modificações, inclusive tem acontecido isso com os estádios africanos.
Não se paute apenas pelas declarações do sr. Jerome.
fevereiro 19, 2010 at 4:41 pm
ola marcelo lima. vc tem algum email? pode passar por favor ?
valeu abração
marcellolimajp@gmail.com
fevereiro 19, 2010 at 4:42 pm
Marcello,
Sou proprietário de 4 cativas no Morumbi, desde sua construção. Se a Copa for realizada no Morumbi, como ficarão meus lugares? No novo projeto, existe alguma mudança nesse setor?
fevereiro 19, 2010 at 4:43 pm
Bom, sinto pela sua resposta.
A intenção era boa.
Abraços
Sim, e o post errado.Abs
fevereiro 19, 2010 at 4:50 pm
Acho que o São Paulo deve apresentar o novo projeto lá em Abu Dhabi logo depois da conquista do tetra-mundial…
fevereiro 19, 2010 at 4:57 pm
Acho tudo muito estranho. Não acredito que haja no BR estádio em melhores condições e estruturas doq o Morumbi.
E o palco da final, o Maracanã; está apto para receber a final?
Será q os estádios da Africa do Sul (sem preconceitos) são melhores q o Morumbi? O SP devia abrir mão e não ceder o estádio, pena que há muita $$ envolvida.
fevereiro 19, 2010 at 5:10 pm
O SPFC deveria largar mão desse projeto e mandar a FIFA se virar. NO ano passado, quando o JUJU estava pensando mais em estádio do que no time, passamos em branco.
fevereiro 19, 2010 at 5:16 pm
Eu continuo na mesma tese minha que enquanto o Sr. Juvenal Juvencio ficar elaborando projetos para satisfazer seu ego…sempre o Morumbi será vetado pela FIFA.
Eu falo..esse presidente so atrapalha o tricolor.
fevereiro 19, 2010 at 5:17 pm
Pessoal,
Este recuperei de uma matéria da Folha de SP.
Só pra lembrar que CBF, AFA, FIFA, COMMEBOL é tudo farinha do mesmo saco.
Pau de galinheiro não é particularidade nossa.
Quem encabeça a lista de problemas é o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Em sua gestão, o então secretário-geral, Micheal Zen-Ruffinen, acusou Blatter de ter feito gastos irregulares, somando prejuízo de 360 milhões de libras (mais de R$ 1 bilhão) para a entidade.
Uma das acusações era a de que ele pagara de forma irregular 69 mil libras ao russo Viacheslav Koloskov. Na época, Koloskov não era do Comitê Executivo, mas recebeu verba como se fosse. Hoje, ele está de volta ao órgão máximo da Fifa.
Por conta disso, 11 membros do Comitê Executivo da Fifa acusaram Blatter, em denúncia criminal, de utilizar dinheiro da entidade para comprar votos. A disputa precedia a eleição de 2002 para a presidência.
Sob pressão, Blatter reconheceu erros e reviu determinados procedimentos dentro da entidade. Foi reeleito, e Zen-Ruffinen saiu da Fifa. A denúncia acabou sendo retirada.
A crise financeira da Fifa, levada a público pelo ex-secretário-geral, foi desencadeada pela falência da ISL (International Sports License). A empresa era a principal parceira comercial da Fifa, que negociava contratos de TV e de patrocínio.
Sua ruína gerou um processo na Justiça suíça em que executivos da ISL admitiram ter feito pagamentos a dirigentes esportivos. Não foram dados nomes.
Foi também em um processo que o atual secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, complicou-se. Nos EUA, a Mastercard processou a federação internacional por rompimento de contrato –hoje, o patrocínio da entidade é com a Visa.
A corte apontou que Valcke, então diretor de marketing da entidade, mentiu na ação. Sua atuação foi classificada como “qualquer coisa, menos fair play”, alusão ao lema da Fifa.
A entidade teve de pagar US$ 90 milhões para a Mastercard. Valcke sofreu pressão dentro da federação, mas foi perdoado. E virou secretário-geral.
Um dos vices da Fifa, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, foi acusado de lucrar US$ 1 milhão com a revenda ilegal de ingressos para a Copa de 2006, na Alemanha. Warner recebeu somente uma multa e foi obrigado a devolver o dinheiro. Contudo seu prestígio no Comitê Executivo seguiu intacto.
Segundo homem da Fifa –é vice sênior–, o argentino Julio Grondona foi investigado por comissão da Câmara de Deputados de seu país, em 2000.
Motivo: apurar possíveis irregularidades nos contratos de TV da AFA (Associação de Futebol Argentina). Havia alegações de favorecimento a uma das redes nacionais.
Revistas argentinas apontaram o enriquecimento de Grondona à frente da AFA. mas sem apontar desvio de recursos da entidade. Mais tarde, a investigação da Câmara foi arquivada, e Grondona seguiu forte.
O guatemalteco Rafael Salgueiro, também membro do Comitê Executivo, foi acusado por um ex-funcionário da federação local de vender camisas falsificadas da Adidas.
fevereiro 19, 2010 at 5:26 pm
sabe de uma coisa pra mim muito mais do que uma reforma tem algo e grande por traz disso mais precisamente politica,dinheiro,e clubes….
pra mim nao seria possivel o morumbi ser o unico estadio com problemas….ate pq do jeito que esta hje ja esta no topo da lista….nao acredito que as reformas fossem tao pequenas assim….pra mim tem peixe podre por traz disso e todos sabemos disso…`e obvio……
o projeto nao pode ser o unico com problemas sempre…….
a pressao pra mim `e outra e ta longe de ser resolvida
enquanto nao encher o c… de uns de dinheiro nao resolve…..desculpa a expressao mais nosso brazil `e vergonhoso
fevereiro 19, 2010 at 5:35 pm
Vamos cair na real: faz todo o sentido.
Ao contrário daquela notícia divulgada pelo Adalberto Batista de que agora a FIFA teria ficado satisfeita com o projeto…
Desde o começo, a FIFA (e não só através desse Jerome Valcke) deixou claro que seria preciso mexer em muita coisa do Morumbi para que o estádio ficasse adequado para fazer a abertura e receber uma semifinal da copa.
E o São Paulo parece que quer testar a paciência dos caras, quer esticar a corda para ver até onde estica sem arrebentar…
POR QUE É QUE O SÃO PAULO NÃO ATENDE LOGO AS EXIGÊNCIAS DA FIFA?
Já não está garantida uma linha de crédito do BNDES? Não existe apoio unânime das administrações municipal, estadual e federal ao Morumbi como estádio paulista da copa? Pra que ficar com picuinha com a FIFA? Por que manter a pista de atletismo? Por que insistir com essas acochambradas malucas do Rui Otahke?
Incompetência tem limite… Eu acho simplesmente inexplicável a postura que o São Paulo vem tendo nesse caso.
fevereiro 19, 2010 at 5:36 pm
Lamento porque sempre o tive como um bom jornalista. E e’ bom que se diga, bons jornalistas tambem erram e voce errou, e dai? Nao entendo o porque de tanta bronca se o cara nao tocou numa ferida. Ou tocou?
Não,amigo.Apenas não cito o nome e não dou ibope ao estudante irresponsável aqui neste espaço.Abs
fevereiro 19, 2010 at 10:07 pm
Se vc ler o comunicado oficial do São Paulo Futebol Clube e do Comitê Paulista da Copa de 2014, verá que o blogueiro Marcello Lima não errou. Você é que está em lugar errado.
fevereiro 20, 2010 at 7:17 pm
E vc acha que o tal comite e o Sao Paulo poderiam fazer mais o que, meu filho? Eu nao critico o Marcello por ele ter discuto com zezinho ou joaozinho, critico por ele ter acreditado em diretor de clube brasileiro. Mesmo sabendo que o tal dirigente da FIFA vai fazer de tudo para nao dar ao Sao Paulo o que ele quer. E outra coisa, eu nao vim aqui debater com voce, torcedor e’ torcedor e o nome torcedor assim ja explica, vim aqui debater com o jornalista que sabe separar as coisas e agradeci a resposta dele. Nao tenho o menor interesse em saber de sua opiniao, com todo respeito a sua pessoa, mas o blog e’ do Marcello Lima e eu me referia a ele.
fevereiro 22, 2010 at 5:56 pm
Ui Ui Ui…todo machão atrás do computador hein Serginho??? Este é um espaço público onde todos podem postar suas opiniões, apesar da moderação. Você postou uma coisa e foi criticado. Saiba aceitar e não dar uma de intransigente.
Saudações Tricolores
fevereiro 19, 2010 at 10:56 pm
Obrigado por sua resposta. O debate e’ sempre saudavel.
fevereiro 20, 2010 at 8:12 am
Concordo com vc. O debate é sempre saudavel, mas vc não veio aqui debater, mas sim defender uma poisição contrária e DECRETAR, que o blogueiro errou, ou eu estou errado.
fevereiro 19, 2010 at 5:55 pm
Marcello, quem dentro do clube são os responsáveis por esse assunto, reformas do estádio para a copa ?
Uma pergunta fundamental que deveria ser feita ao Adalberto Batista seria qual o ponto chave que a FIFA exige no projeto do estádio nesse momento e que o clube ainda não apresentou, o resto é perfumaria.
fevereiro 19, 2010 at 6:16 pm
Esse secretário corinthiano tá enchendo o saco.
fevereiro 19, 2010 at 6:45 pm
Em comunicado oficial diretoria do São Paulo rebate declaração do Jerome Valcke e afirma que dirigentes da Fifa depois de conhecer o novo projeto apresentado, informaram estar o estádio apto a receber até uma semi-final, como foi dito anteriormente. Parece que o São Paulo se encheu deste cara e quer virar o jogo e calar este francês de merde.
fevereiro 19, 2010 at 6:50 pm
Jerome Valcke, é um picareta que trabalha paraforçar a construção de um novo estádio com dinheiro publico para ser entregue depois ao Corinthians, no mesmo esquema do Engenhão com o Botafogo. Confio que o governador Serra não irá embarcar nesta furada. Os caras não pagam o Pacaembú e nem água ou luz. isto sim é mau uso de dinheiro público.
fevereiro 19, 2010 at 6:53 pm
Sempre quando o SPFC esta prestes a negociar patrocinio, surgem essas criticas publicas ao Morumbi.
Essa turma do Kia, Andres, a Mafia que esta por tras joga mto sujo.
Impressionte como pode tanta merda sem nenhuma chiada do SPFC..
abs
fevereiro 19, 2010 at 7:05 pm
O Morumbi tem que ser palco da Copa do Mundo, se vai ser a Abertura pouco me interessa, o que não pode acontecer é fazer novo estádio para os ladrões tomarem posse.
Vai ser o fim do mundo, e tá cheio de nego de olho nisso.
Se vencermos esta batalha e aí ponho fé no taco do Juju, quero que a Fifa se dane.
Quero ver ela explicar ao mundo, porque não escolheu a melhor cidade do país com infraestrutura, pois não tenho dúvida que outra cidade será um fiasco, mesmo o Rio de Janeiro.
fevereiro 19, 2010 at 7:14 pm
ML,
Me consta que na copa dos EUA o Sr. Jerome foi demitido da função na copa devido a problemas com cartões de crédito.
Não tenho o link mas estava envolvido em negocios escusos ?
fevereiro 19, 2010 at 7:19 pm
O Marcelo, porque este secretario geral da fifa nao diz quais sao os problemas? Ele realmente parece que tem em sua agenda a construcao de um novo estadio em sao paulo. Voce acha possivel isto acontecer? A criacao de um novo estadio? Acho que o spfc ja recebeu dinheiro do bnds…
fevereiro 19, 2010 at 7:31 pm
Marcelo
Somente gostaria de saber a que interesses esse senhor da Fifa esta defendendo. Como tudo nesse pais, sempre existe interesses por traz de algo, ateh as vez excusos.
O Morumbi ja eh um projeto pronto, obviamente necessita de melhoras, e isso o clube ja esta fazendo. Porem a duvida que fica nesse imbroglio, eh que deve haver muitos outros interesses que esse senhor deve estar defendendo, talves PANETONES de Brasilia? Creio que agora fica dificil para Brasilia, pois puseram o panetone na cadeia. Minas Gerais??? O estado nao tem dinheiro para melhorar as estradas no estado, que diga entao para melhorar o Mineirao (ai entra o dinheiro publico, e mais uma vez quem paga as contas sao os pagadores de impostos). Por ultimo fica os interesses de alguem na cidade de Sao Paulo que quer um estadio pronto para alugar, ja que nao tem nem casa para morar.
Isso ainda vai dar discusao, e espero que o bom senso venca, pois chega de gastar dinheiro publico para depois ficar os ELEFANTES BRANCOS por ai, como vao ficar em varios estados que querem sediar um jogo da copa.
Abracos
fevereiro 19, 2010 at 7:32 pm
Marcelo
Escrevi em outro post seu sobre este assunto e vc educadamente me respondeu e outros são Paulinos me criticaram citando que não é dinheiro publico , e sim empréstimo. Mas o fato é que o estádio é de projeto muito antigo,neste período recebeu somente algumas melhorias, pois modificações maiores demandam muito dinheiro e a sua diretoria sabiamente está aproveitando o momento da copa para resolver está questão. voces podem ficar bravo mas tenho uma sugestão . repassar o estádio para bem publico e dividir o uso com o Timão ( maior cliente ) assim viabiliza o retorno do investimento .tudo uma questão economica .sem paixão.
fevereiro 19, 2010 at 8:47 pm
Que mais você quer? Usar o ct de cotia ou da barra funda? A sala de troféu a gente também pode dividir, assim o corinthians teria alguma libertadores e mundial…
Em troca ficamos com a fazendinha pra criar os cavalos do JJ e mandar o oscar e o diogo cuidarem como caseiros…nada de paixão só questão econômica…
fevereiro 20, 2010 at 7:42 am
KKKKKKKKKKKK…..KKKKKKKKKKKKKK…
fevereiro 20, 2010 at 12:34 pm
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
fevereiro 20, 2010 at 1:48 pm
KKKKKKKK
fevereiro 19, 2010 at 10:05 pm
Você é patético.
fevereiro 19, 2010 at 10:18 pm
rs….
sem mais…
fevereiro 20, 2010 at 12:08 am
Esse ai cheirou uma cueca !!!
fevereiro 20, 2010 at 7:00 am
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fevereiro 20, 2010 at 8:02 am
Carlos,isso mesmo.
Poderiamo também mudar o nome,para algo do tipo, Sport Clube Sao PAulo Corinthians Futebol clube.
Colocar o Andre Sanches de presidente
o Dualib de vice, a neta do Dualib de marqueteira.
O citadini, claro seria o homem do futebol,trico-alvir-lor.
cada uma que aparece.
fevereiro 20, 2010 at 11:15 am
Hahahahaha… só rindo mesmo.
fevereiro 20, 2010 at 11:16 am
O dia que você topar repassar a sua casa para bem público (que piada!!) volta aqui e posta essa asneira de novo pra discutirmos!!
fevereiro 20, 2010 at 12:35 pm
Ele só pode ter fumado um…
fevereiro 21, 2010 at 1:50 pm
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esses cúrintianos…
mente brilhante…é um gênio da marginal sem numero.
fevereiro 19, 2010 at 7:57 pm
novo relato…
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1497752-17852,00.html
fevereiro 19, 2010 at 8:02 pm
JUVENAL, LARGA O COPO E VÊ SE PRESTA ATENÇÃO NO QUE OS CARAS DA FIFA ESTÃO FALANDO HÁ UM ANO: ELEVA O CAMPO, ACABA COM AQUELA PISTA MALDITA E COM O ANEL INFERIOR, E CHEGA COM O SEGUNDO ANEL ATÉ A BEIRA DO CAMPO!
SE NÃO, O SPFC VAI LEVAR UM VETO, E SE ISSO ACONTECER É MELHOR VOCÊ SE MUDAR PARA A ESCÓCIA E VIRAR PRESIDENTE DO CELTIC OU DO RANGERS!
fevereiro 20, 2010 at 11:16 am
“Eleva o campo”?????
Todo mundo pedindo o contrário e você quer “elevar o campo”?????
fevereiro 20, 2010 at 11:26 am
Elevar o campo!?!?!?!!?!?!?
O que você bebeu (ou fumou) para falar isso????
Que figura! kkkkkkkkkk
fevereiro 20, 2010 at 1:50 pm
kkkkkkkkkkkkkkk esse blog tá uma comédia, muito bom!!!!!!
fevereiro 19, 2010 at 9:15 pm
Ninguém me tira da cabeça que isso é falcatrua, pois já estão excluindo o Morumbi sendo que ainda faltam 4 anos para a copa no Brasil. Todas as cidades e estádios têm que se adequarem para receber os jogos e não tem nenhum que se copmpare ao Morumbi. Porque só falam do Morumbi? Não tem sentido. Está me cheirando a sujeira. E outra coisa, a cidade de São Paulo, a mais importante da América Latina merece mais atenção e respeito, pois não é tratada como a tal.
fevereiro 19, 2010 at 9:18 pm
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube tomou conhecimento das declarações atribuídas ao secretário-geral da FIFA, Jeróme Valcke, pelo jornal O Estado de S. Paulo e esclarece o seguinte:
Foi a própria FIFA que informou em reunião com a comitiva de São Paulo no dia 9 de fevereiro, em Zurique, que o projeto apresentado credenciava o Morumbi a receber uma das semifinais da Copa do Mundo de 2014.
O São Paulo Futebol Clube reitera seu compromisso público com todos os paulistanos, paulistas e brasileiros que construíram a mais importante cidade da América Latina de trabalhar diuturnamente para que o Morumbi seja o palco da abertura do Mundial.
Juvenal Juvêncio
Presidente do São Paulo Futebol Clube
******
O Juvenal não para de fazer bobagens.
Está querendo chamar de mentiroso um cara que é cabeção dentro da FIFA, amparado no que teria dito um zé-das-couves qualquer lá na Suíça?
O São Paulo tem mais é que falar “sim, senhor” e fazer as reformas no Morumbi que a FIFA está indicando.
Simples assim.
E é inútil, nessa altura do campeonato, conclamar “todos os paulistanos, paulistas e brasileiros que construíram a mais importante cidade da América Latina de trabalhar diuturnamente para que o Morumbi seja o palco da abertura do Mundial”.
Até parece…
O Juvenal tem que aproveitar enquanto ainda tem apoio do Kassab e do governo federal para sentar numa mesa, apresentar as exigências da FIFA e decidir o que fazer.
A FIFA só não mandou o Juvenal passear ainda justamente porque sabe que a esfera pública é a favor de se reformar o Morumbi,ao invés de construir um novo estádio.
Por enquanto.
fevereiro 20, 2010 at 8:10 am
Mais um sonhador, que vem frequentar este blog.
fevereiro 22, 2010 at 6:00 pm
Acorda Sérgio, o Juvenal não é Andres….não vai ficar se ajoelhando aos pés da máfia…
fevereiro 19, 2010 at 9:47 pm
Manda esse tal de Valcke arruma um véio pra ele dar banho….esse cara num entende nada de futebol nem de estádio, o negocio dele é jogo político e grana…..deveria se candidatar a deputado no Brasil esse ano, pois ele já mostrou que leva jeito, iria se adaptar facilmente ao costume de nossos politicos
fevereiro 19, 2010 at 10:28 pm
Num video da apresentação na internet deu para perceber que somente um lado (azul ou vermelha) teve o anel inferior aproximado, o resto pemanece como esta. Até eu daria risada de um projeto desses para abertura de copa. Parece até piada de mal gosto.
Quer a abertura? Mete a mão no bolso. Não vai gastar mais de 100 milhões para rebaixar um gramado e aproximar a inferior ou cativas até a beira do campo… Ou então deixa isto para quem realmente quer fazer.
Este sem duvidas é o maior desafio da historia da GMP: convencer o JJ a meter a mão no bolso para que eles possam fazer um projeto decente, de nivel de copa do mundo.
fevereiro 19, 2010 at 11:29 pm
Marcello, ja nao sei em quem acreditar… “O Coordenador Geral da Fifa se retirou brevemente da reunião e voltou em seguida dizendo que se o São Paulo cumprisse com aquilo proposto no relatório entregue, estaria habilitado para receber até a semifinal da Copa de 2014, mas não a abertura da Copa ”
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1497752-17852,00.html
fevereiro 19, 2010 at 11:29 pm
Cara eu fico p. Da vida com a cara de pau desses bandidos da fifa e com toda essa politica gerada pela copa do mundo. Adoro futebol e consumo tudo que gira em torno dele. Mas os caras teimam em querer diminuir o Morumbi… Concordo que a copa seri uma otima oportunidade pata o Tricolor modernizar o nosso estadio mas, com dinheiro da iniciativa privada. E se for dinheiro publico, do BNDS, que fixem um limite de gastos, com juros e prazos de pagamento determinados. E que se prestem contas!!! Não é assim para nós? E me revolta o uso indiscriminado de verbas publicas que escoam pelo ralo, pelas cuecas e pelas meias dos politicos. Galera, é dinheiro nosso, dos impostos que pagamos todos os dias!!! Quer saber Sr. Jerome Valcke, vai a merda!
fevereiro 20, 2010 at 1:21 am
Creio que o correto seria VLALCHER…..rs
fevereiro 20, 2010 at 1:22 am
errata:Gerou-me Valcher…..
fevereiro 20, 2010 at 2:20 am
Isso e tudo interesse $$$$$$. esse Valcke esta fazendo esse jogo de criticas pra aumentar os gastos e assim ganhar mais comissao por fora. ou alguem acha q esse malandro de gravata nao tem conta escondida em algum banco pelo mundo. E facil entender esse movimento anti morumbi; a comissao dele eh muito maior em cima de um estadio novo q vale 1 bi, do q em um particular q custa 350 milhoes a reforma. E so fazer as contas. Como ele sabe que nao vai conseguir fazer um novo estadio, ele quer aumentar os gastos. Idiota ele q nao sabe q quem manda na verdade e o governo brasileiro. Se o Governo falar na hora H que Sao Paulo vai abrir a copa e vai sediar a semi-final, isso vai acontecer. Ou alguem acha q Sao Paulo, a capital financeira do Brasil vai ficar chupando o dedo na copa? E ridiculo pensar q isso nao vai acontecer. Quem manda e quem tem mais dinheiro…
marcelo Lima, Moro em Miami e leio seu blog todos os dias. Parabens pelo otimo trabalho.
Grande Abraco,
Joao
fevereiro 20, 2010 at 4:30 am
MARCELO
Quais os critérios técnicos que ainda falta para o projeto ser aceito pela fifa, durante todas essas reuniões foi colocado pela entidade o que precisaria ser feito, o que falta, essa é a pergunta??????????
fevereiro 20, 2010 at 7:12 am
Marcello, a surpresa que o tricolor prometeu para segunda é a contratação da Maurren Maggi né?
fevereiro 20, 2010 at 12:38 pm
Só falta o RG escalar ela como ponta direita.
fevereiro 20, 2010 at 8:33 am
Tem algo de muito podre nessa crítica e nessa história.
Sou são-paulino, mas antes de mais nada, como cidadão brasileiro, não gostaria de ver dinheiro público construindo um novo estádio para satisfazer políticos, empreiteiros e outros clubes que desejam ter um estádio.
O SP captará dinheiro do BNDES através de empréstimos que serão PAGOS. Ou seja, não seria como construir um estádio que além de não ter retorno, beneficiaria meia dúzia.
É hora de deixar discussões clubísticas de lado e sermos racionais, cidadãos decentes.
A FIFA já de aval a projetos piores em países europeus e aconteceu Copa do mesmo jeito.
Como brasileiro, queria dar um basta nessa palhaçada.
Se o Morumbi não serve para a Copa, azar da Copa.
Só não mexam no meu bolso.
fevereiro 20, 2010 at 9:25 am
Marcello,
parece que o ADALBERTO BAPTISTA comprou a briga com o Jerome:
“Nesta sexta-feira, o São Paulo divulgou nota em seu site oficial em resposta às declarações atribuídas ao secretário-geral da FIFA, Jeróme Valcke, publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo, que voltam a criticar o projeto do Morumbi para a Copa do Mundo.
Segundo Valcke, o estádio não teria condições de receber nem o jogo de abertura e nem um de semifinal, permitindo no máximo jogos válidos pelas oitavas de final da Copa.
Em resposta, o São Paulo reafirma que recebeu do coordenador geral da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, Fulvio Danilas, o aval para que o Morumbi possa receber uma das semifinais da competição.
Segundo representantes do comitê da candidatura paulista, Valcke nem participou da apresentação dos projetos. Apenas deu boas-vindas aos enviados e ressaltou a importância da semifinal, que perde em prestígio só para a abertura e a final.
Confira a resposta do São Paulo:
“Foi a própria FIFA que informou em reunião com a comitiva de São Paulo no dia 9 de fevereiro, em Zurique, que o projeto apresentado credenciava o Morumbi a receber uma das semifinais da Copa do Mundo de 2014.
O São Paulo Futebol Clube reitera seu compromisso público com todos os paulistanos, paulistas e brasileiros que construíram a mais importante cidade da América Latina de trabalhar diuturnamente para que o Morumbi seja o palco da abertura do Mundial. “Nota São Paulo Turismo
Em outra nota oficial, assinada por Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, o comitê afirma que, de acordo com Danilas, a adaptação do projeto já era suficiente para receber a semi, mas não para a abertura.
Na reunião, estavam presentes, além de Danilas, a integrante do comitê, Raquel Verdenacci, o diretor de marketing do São Paulo, Adalberto Baptista, além dos arquitetos Ruy Ohtake e Silke Flassnoecker, da GMP, empresa que coordena a obra.
LANCENET!
E aí Marcello, o que podemos esperar do Jerome?
O que cara decide tudo NÃO participa das reuniões e ainda fica falando besteira…
Até que ponto o aval do coordenador geral da Fifa Fulvio Danilas pode ser decisivo????
fevereiro 20, 2010 at 9:30 am
Mudando de assunto e voltando a seção ESPECULACÃO(Libera esse msg aqui neste post marcello), vi hj a seguinte notícia: O SPFC está atrás de um atacante brasileiro, veloz e goleador que joga em algum time da champions.
http://www.lance.com.br/noticias/10-02-20/704136.stm?sao-paulo-pode-ganhar-atacante-da-champions-league
EU APOSTO NO NOME DO DIOGO !!!! O SPFC TENTOU CONTRATÁ-LO VÁRIAS VEZES NA ÉPOCA DA PORTUGUESA !!! ELE ESTá NO OLYMPYACOS.
ALGUÉM PALPITA OUTRO?
FIZ UMA LISTA DE ALGUNS NOMES “POSSÏVES”:
CACAU – STUTTGART
NILMAR
JUSSIE – BORDEUX
GUILHERME – CSKA (ex Cruzeiro)
Abraçosss
fevereiro 20, 2010 at 9:32 am
opz.. o NILMAR NAO ESTAS NA CHAMPIONS..
de brasileiro temos o + o KERLOn e KEIRRISON,
abraços
fevereiro 20, 2010 at 11:24 am
Mais uma especulação…
Mas o Diogo do Olympiacos (que joga contra o Bordeaux no próximo dia 23) seria uma ótima contratação.
fevereiro 20, 2010 at 10:09 am
Mas que se eu fosse presidente do SPFC eu rebaixaria o gramado e aproximaria o anel inferior do campo, ah! isso eu faria.
Acho que se vai gastar então faça o melhor, não faça se não quer gastar, então não faça, gaste bem gasto, deixe uma coisa que não vai precisar de melhorias nos próximos 100 anos.
Mas esse Jeronimo é um safado, que tirar o dele $$$$$$, como sempre faz a FIFA, a FIFA é um mundo seujo, parece Brasília. Não tem serventia alguma e é uma fonte de picaretas.
fevereiro 20, 2010 at 10:24 am
Gente eu fico impressionado com a capacidade de alguns de invadir um blog e por a culpa no blogueiro de puplicar algo que ate a rede globo publicou logo em seguida….
`e brincadeira a forma de pensar de alguns..se tem algum erro nessa historia `e do comite de sao paulo e diretoria…mais eles ja vieram em uma nota oficial dizer que o projeto tinha cido aprovado sim…agora de quem `e o erro nao sabemos…so uma coisa `e certa nao `e do MARCELLAO…..
abs a todos…
atulerar essa galera `e dificil em…..
fevereiro 20, 2010 at 10:50 am
A solução para isso é tão fácil:
= Basta fazer, como diria Vito Corleone, uma proposta irrecusável para o Jerome Valcke, Secretario Geral da FIFA…
fevereiro 20, 2010 at 12:12 pm
1 – A Copa do Mundo é uma competição oficial da FIFA.
2 – É a FIFA que estabelece os parâmetros das arenas onde serão realizados os jogos.
3 – O São Paulo apresentou o Morumbi como estádio candidato a receber jogos da Copa.
4 – A FIFA diz que o Morumbi tem que ser radicalmante melhorado para ser aceito.
5 – Quanto melhor ficar o Morumbi, melhor para o São Paulo.
Pergunta:
Por que o São Paulo está resistindo às determinações da FIFA, preferindo dar uma remendada no Morumbi ao invés de reformá-lo para valer e transformá-lo em um estádio top?
Rodrigo, o Morumbi já foi aceito.Resta saber se terá ou não a abertura ou a semifinal.Abs
fevereiro 20, 2010 at 1:54 pm
Solta uma grana pro bolso do Jerome Valcke que garanto que ele libera o Morumbi pra abertura!!!!
fevereiro 20, 2010 at 5:58 pm
A atitude mais fácil e cômoda nesse momento é criticar a FIFA, Marcelo, mas se as críticas fossem apenas por mais dinheiro na obra como a maioria sugere, por que os projetos privados como do Morumbi, beira-rio e arena da baixada, com orçamentos pela metade do previsto no morumbi, não sofrem críticas.
Minha opinião como arquiteto é que o problema é o projeto e não o dinheiro, como profissional da área entrei em contato com um amigo que teve acesso ao projeto do morumbi e o que ouvi é que o clube coloca muitas restrições ao trabalho da GMP, pensou que a contratando já era o suficiente, mas algumas pessoas da diretoria já tem uma concepção do que querem e por isso a GMP tem que fazer o projeto de acordo que esses preceitos pré-estabelecidos, o que a deixa a GMP com poucas opções e de mãos atadas a novas soluções, vc mesmo pode verificar se isso procede, minha fonte é confiável.
fevereiro 20, 2010 at 8:40 pm
Já ouvi dizer, que tem estádio na África do Sul que ainda não está pronto.
Já ouvi dizer, que tem estádio na África do Sul que não tem estacionamento e a cidade não tem projetos de transporte para atender os torcedores.
Já ouvi dizer, que tem cidades aqui do Brasil, que ainda não tem projetos prontos para a Copa de 2014.
Já ouvi dizer, que tem cidades aqui do Brasil, que está com problemas burocráticos, pois o estádio é patrimônio histórico da cidade.
Já ouvi dizer, que tem cidades aqui do Brasil, que vai construir estádios milionários, estádios esses, que vão virar elefante branco depois da Copa.
Já ouvi dizer, que tem cidades aqui do Brasil, que tem muito que fazer, para ter hotéis suficientes para acomodar os turistas que vão vir assistir a Copa.
Mas, o tal Secretário Geral da FIFA, insisti em infernizar o Projeto Morumbi 2014.
O São Paulo fez um projeto.
Não agradou.
O São Paulo fez outro projeto.
Também não agradou.
São Paulo já tem rede hoteleira, já tem projetos, tem os melhores hospitais do Brasil, é a única cidade que já está tirando do papel os investimentos em infra estrutura para a Copa de 2014 (Rodoanel, Metrô, Perimetral Sul).
Mas, o tal Secretário Geral da FIFA, insisti em infernizar o Projeto Morumbi 2014.
Essa perseguição ao Projeto Morumbi 2014, já passou dos limites, já se tornou algo intolerável.
Mais vamos ao principal, o porquê o Projeto Morumbi 2014, é o Projeto que está sendo bombardeado pelo tal Secretário.
O tal Secretário Geral da FIFA, é amigo intimo de Ricardo Teixeira – isso a imprensa não fala.
O Ricardo Teixeira, não gosta do São Paulo FC, pois o clube do Morumbi ameaçou em entrar na justiça para cobrar uma divida que a CBF tem com o São Paulo FC e o clube do Morumbi já votou contra a reeleição do Ricardo Teixeira – isso a imprensa não fala.
Também existe o interesse, de se construir um estádio para lavar dinheiro, e assim, fazer da família desse Secretário Geral da FIFA e da família do Ricardo Teixeira, milionários por varias gerações – isso a imprensa não fala.
Começaria a se construir um estádio. Daria um jeito para atrasar as obras desse estádio. Dessa forma, ou seja, com obras atrasadas, seria feito obras emergenciais, ou seja, obras que são feitas sem que seja preciso fazer licitação. Quando você vai fazer uma obra que não precisa fazer licitação, você escolhe a empreiteira que você quiser e paga o valor que a empreiteira quiser, mesmo se o valor for 10 vezes mais aquilo que realmente vale – isso a imprensa não fala.
É aí que aparecem as obras superfaturadas. Aquelas obras que teve para a construção da estrutura do Pan Americano e que depois do Pan Americano era para ter a CPI do Pan Americano, mas, o Ricardo Teixeira conseguiu chantagear os Deputados, para que não tivesse a CPI do Pan Americano. Caso tivesse a CPI do Pan Americano, o mesmo esquema de corrupção que aconteceu com as obras superfaturadas para construir a estrutura do Pan Americano, dificilmente aconteceria novamente para construir as obras superfaturadas da Copa de 2014, dessa forma, aqueles que tem o interesse de se enriquecer graças as obras superfaturadas da Copa de 2014, teria seus objetivos jogados por água abaixo com a CPI do Pan Americano. Da para entender, o porquê o Ricardo Teixeira se empenhou para que não tivesse a CPI do Pan Americano – isso a imprensa não fala.
Mais voltando a falar desse novo estádio que querem construir em São Paulo, vão dar um jeito de atrasar com as obras, para que seja feito obras emergenciais, onde você contrata a empreiteira que você quiser e a empreiteira cobra o valor que ela quiser – isso a imprensa não fala.
Qual empreiteira será contratada? Será contratada a empreiteira que esse Secretário Geral da FIFA e que o Ricardo Teixeira, são acionista – isso a imprensa não fala.
Qual o valor a empreiteira vai cobrar? A empreiteira vai cobrar o valor necessário para fazer com que os acionistas Ricardo Teixeira e Secretário Geral da FIFA, nadem no dinheiro, pelo resto da vida – isso a imprensa não fala.
E porque essas coisas a imprensa não fala?
A imprensa paulista, na sua grande maioria, torce para o Corinthians.
O Corinthians não tem estádio.
Com a construção desse novo estádio em São Paulo, esse estádio ficara para o Corinthians.
É por isso que a imprensa não divulga esses detalhes (que o Ricardo Teixeira não gosta do São Paulo FC, que existe o interesse de se construir um estádio para lavar dinheiro, etc).
A imprensa quer que seja construído um estádio para o Corinthians.
Cada vez que aquele tal Secretário Geral da FIFA, bombardeia o Projeto Morumbi 2014, a imprensa que quer a construção desse novo estádio, estádio esse, que ficara para o Corinthians, não divulga qual é os interesses do Secretário Geral da FIFA, ao bombardear o Morumbi (que o Ricardo Teixeira não gosta do São Paulo FC, que existe o interesse de se construir um estádio para lavar dinheiro, etc).
Volto a repetir, cada vez que aquele tal Secretário Geral da FIFA, bombardeia o Projeto Morumbi 2014, a imprensa que quer a construção desse novo estádio, estádio esse, que ficara para o Corinthians, não divulga qual é os interesses do Secretário Geral da FIFA, ao bombardear o Morumbi (que o Ricardo Teixeira não gosta do São Paulo FC, que existe o interesse de se construir um estádio para lavar dinheiro, etc).
A Comunidade Corintiana, quer ter um estádio que caia de céu, sem fazer esforço, sem suar a camisa.
Mesmo que esse estádio, seja construído com dinheiro público, seja uma obra superfaturada.
E como a imprensa na sua grande maioria é Corintiana, essas coisas que eu citei, está sendo jogado por debaixo do tapete, pois não interessa a forma como esse estádio será construído (com recursos público, obras superfaturadas), o importante é que seja construído o estádio do Corinthians.
Cabe a Comunidade Corintiana, tentar convencer o José Serra e o Kassab a construir um estádio, pois ambos apóiam o Projeto Morumbi 2014 e não vão colocar recursos publico para construir estádio, ambos vão colocar recursos público só na infra estrutura de São Paulo.
Além de ter alguns da imprensa que querem a construção de um estádio para o Corinthians, outros da imprensa, esperam as coisas acontecer, ou seja, não informa para as pessoas o que poderá acontecer. Eles sabem o que poderá acontecer, mas, não informa as pessoas. Eles deixam as coisas acontecer, pois assim, é feito a denuncia e terá assuntos para colocar nos jornais.
Como eu escrevi, a imprensa por ser formada por Corintianos, não divulga o porquê o Morumbi é bombardeado pelo tal Secretário Geral da FIFA. Não fala, pois esses integrantes da imprensa, quer com que seja construído um estádio em São Paulo, para que esse estádio venha a ser do Corinthians.
Já os que falam o porquê o Morumbi é bombardeado pelo Secretário Geral da FIFA, fala pouco (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio).
Esse que citei (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio) deveria falar mais, deveria escrever com todas as letras, o que acontece nos bastidores: Porque não querem que o Morumbi seja o estádio da Copa do Mundo de 2014, porque o Ricardo Teixeira não quis a CPI do Pan Americano, porque o Ricardo Teixeira não gosta do São Paulo FC, a amizade do Ricardo Teixeira com o Secretário Geral da FIFA (ouvi dizer, que o Secretário Geral da FIFA, já veio passar férias na casa de praia do Ricardo Teixeira), como funcionaria uma obra superfaturada em São Paulo, como o Ricardo Teixeira e o Secretário Geral da FIFA lucraria com essa obra superfaturada em São Paulo, porque as obras da Copa de 2014 em todo o Brasil ainda não começaram (obras atrasadas para fazer obras emergenciais), etc.
Esses que citei (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio) deveriam escrever com todas as letras sobre esses assuntos, para informar a população, fazer com que as pessoas, conheçam o que acontece nos bastidores da Copa do Mundo de 2014
Esse que citei (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio) informando as pessoas nos mínimos detalhes, vai fazer com que o Ricardo Teixeira e o Secretário Geral da FIFA não consigam enganar ninguém, pois todos vão ficar sabendo o que acontece nos bastidores da Copa do Mundo de 2014.
É fácil realizar obras superfaturadas no Brasil, pois as pessoas não conhecem o que acontece nos bastidores.
A partir do momento, que esses que citei (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio) informar bem as pessoas, a historia será diferente.
Esses que citei (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio), deveria falar e falar muito, falar de forma obsessiva. Alertar a todos, o que acontece nos bastidores da Copa de 2014. Não deixar com que a população seja enganada, enquanto um grupinho vai nadar no dinheiro de obras superfaturadas.
Graças a esses (Vitor Birner, Daniel Perrone, Zanquetta, Marcello Lima, Fernando Sampaio), as pessoas vão ficar sabendo o porquê querem tanto construir um estádio em São Paulo e o porquê só o Morumbi é bombardeado.
Que seja construído esse novo estádio e que seja realizado uma obra superfaturada, mas, que as pessoas estejam por dentro do que acontece por de trás desse esquema.
fevereiro 21, 2010 at 12:02 am
Não sei qual on problema com a FIFA, porque Estados Unidos, França, Itália e Espanha não construiram tantos estádios quanto no Brasil.
Aliás, segundo jornalista, EUA não construiu NENHUM estádio novo.
Quebraram galho com estádios de outros esportes…
Então aí tem!!!!
Não é questao tecnica…
—
A Copa do Mundo no Brasil
O blogueiro está em férias.
Volta no dia 3 de fevereiro.
Mas deixa alguns capítulos do livro “Por que não desisto”, lançado pela Editora Disal, em 2009, e organizado pelo jornalista Márcio Kroehn, autor dos pequenos comentários (em vermelho) que apresentam os artigos do blogueiro.
A Copa do Mundo no Brasil
Desde a derrota para o Uruguai no Maracanã, na Copa de 1950, existe o desejo de o país sediar o torneio novamente em casa. Essa possibilidade não parece distante, embora seja necessário cuidar para que o dinheiro público, do contribuinte, não acabe virando cimento e tijolo capazes de levantar mais estádios do que o necessário.
O Brasil tem todas as condições de organizar uma Copa do Mundo.
Desde que o faça com o tamanho das suas pernas, sem querer mostrar que é o que não é. O Brasil não é, por exemplo, a Alemanha nem a França.
E a França só construiu um estádio novo para sediar a Copa de oito poucos anos atrás, justamente o que abrigou a final, em Saint-Denis. Os Estados Unidos nem isso. O país não ergueu nenhum novo estádio em 1994 e usou a infra-estrutura já existente.
Falar em 12 novos estádios por aqui é uma quase ofensa. E dizer que seriam construídos pela iniciativa privada, sem dinheiro público, é uma mentira típica dos cartolas que acenam com uma coisa e depois que não dá certo, fato consumado, candidatura respaldada pelo governo, cobram da viúva para que cumpra o compromisso assumido, em nome da imagem do país no exterior.
Não tem sido outra, por sinal, a operação que cerca o Pan-2007. Em bom, e tosco, português, não podemos comer mortadela e arrotar caviar.
Que o Brasil pode, pode, e nem mesmo o fato de não ser prioridade deve derrubar a possibilidade, porque se o mundo esperasse pelas prioridades, o homem ainda não teria chegado à lua. O que não se pode é produzir mais uma farra do boi com o seu, o meu, o nosso pouco dinheirinho.
E para tanto será essencial que o Comitê Organizador tenha credibilidade, gente séria, o que exclui, por exemplo, 99,9% dos cartolas do futebol – e não me pergunte quem é o 0,1% porque eu, sinceramente, não saberia responder.
Que Pelé seja o número 1 é mais que natural, é quase obrigatório, seria o nome indicado por qualquer um em qualquer esquina neste mundo. Só que não por seus atributos gerenciais ou no trato com dinheiro. Apenas pela sua imagem, muito mais forte do que a de Michel Platini (o homem de 1998, na França) ou de Franz Beckenbauer (o da Alemanha, em 2006).
Em torno dele, no entanto, seria preciso ter, apenas como referência, nomes como o de um Antônio Ermírio de Moraes, de um Olavo Setúbal.
Do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos (isso mesmo, até esta benção será necessária), da Associação Brasileira de Imprensa. De políticos com as marcas de Fernando Gabeira, Eduardo Suplicy.
Enfim, divaga-se aqui apenas para se dar uma idéia da blindagem necessária para envolver o Brasil em tal empreitada.
Porque não pode ser uma ação entre amigos, como os primeiros passos já apontam. Tanto que o próprio convite a Pelé foi feito de maneira nebulosa, quase clandestina, ao se ocultar o verdadeiro motivo de sua ida à CBF, como se ele lá fosse para “conhecer as instalações” da entidade.
E encobriu um espúrio acordo judicial em marcha entre ele e, pasme, seu ex-sócio Hélio Viana, a quem acusa de ter sido responsável por formidável desfalque na empresa que tinham. Viana participou da reunião na CBF com Ricardo Teixeira, com quem hoje troca, literalmente, beijos na face quando se cumprimentam, sinal evidente de que seria um dos “parceiros” nesta aventura da Copa do Mundo.
Se Pelé quer mais sarna para se coçar é um problema dele. Mas que não o resolva à nossa custa. Há, de fato, uma série de aspectos positivos em torno da idéia de se organizar um evento de tal magnitude e não podemos matar o sonho na raiz. Ao mesmo tempo em que não podemos fechar os olhos para o que há de negativo em volta do nosso futebol, objeto de CPIs recentes e impune.
Separemos o joio do trigo.
(Publicado na “Folha de S.Paulo” de 02/10/2006)
fevereiro 24, 2010 at 4:11 pm
Nao quero muricy de novo no sao paulo
ele serve para times varzeano