O Campeonato Brasileiro está chegando a seu final, e quando os times saírem de campo na semana que vem, os noticiários passarão a focar as contratações e dispensas dos clubes.

Esta é a época mais chata para os jornalistas. Pelo menos para os profissionais responsáveis que não jogam pilhas de nomes ao vento tentando acertar alguma contratação de forma antecipada, para dizer que foi o pai da criança.

É muito fácil entrar na onda de especulações que toma conta da Mídia e dos blogs nesta época de férias.

Difícil é checar as informações, os nomes especulados, antes de publicar ou informar ao leitor, ouvinte e telespectador.

O profissional tem que ter enorme responsabilidade e seriedade nestes dois meses que virão.

Ao contrário de blogs feitos por torcedores, que podem especular a vontade sobre reforços reais ou sonhados por eles, o jornalista deve pelo menos tentar, ser o mais preciso possível, já que é o chamado formador de opinião e uma informação errada, pode frustrar muitas pessoas que acreditaram no que foi dito o escrito.

As informações que forem publicadas aqui no blog nos próximos dois meses, serão checadas antes, não importando se o “mundo” esta falando ou comentando que fulano ou sicrano pode chegar, que tal blog disse isso ou aquilo.

Os amigos que acompanham o blog há algum tempo, já sabem da minha forma de agir.

Aos que acompanham o espaço há pouco tempo, saibam que aqui não é e não será um lugar para especulações.

Não sou infalível nem dono da verdade, mas sempre tentarei trazer a informação mais precisa, sem iludir ou fazer média com ninguém.

Por isso, peço a gentileza de não mandarem perguntas sobre contratações que ouviram ou leram em outro lugar.

Quando souber de algo, será publicado.

E para inaugurar a fase de post sobre reforços e dispensas, vou começar com os pitacos tricolores.

Um grande Abraço a todos.

Marcello Lima.

Anúncios