São Paulo e Nacional agiram certo em não aceitar jogar no México.
Não é uma questão de qualidade de adversário, de tempo de viagem e sim de preservar a saúde de seus atletas e membros de suas respectivas delegações.
A Federação Mexicana diz que a gripe já está sob controle.
Ok, então porque os estádios neste final de semana terão 50% de suas capacidades, além dos torcedores não poderem sentar-se um ao lado do outro, dando o espaço de uma cadeira e uma fileira entre eles?
Simples: prevenção para evitar ou tentar evitar o contágio dos torcedores.
É simplesmente impossível garantir aos times sul-americanos que não há risco de contágio.
Pela diminuição dos casos da Gripe no México, fica mais difícil de contrair a doença, sem duvida, mas não se pode dar 100% de certeza de que não haverá o contágio.
O Dr.David UIP médico infectologista e consultor da Radio Jovem Pan, deu razão ao São Paulo.
O argumento do médico é muito simples: é mais fácil e seguro deslocar uma delegação de 35 pessoas até a América do Sul do que levar um time direto ao foco da doença.
A pergunta que faço aos que não concordam com a posição tomada por São Paulo e Nacional é a seguinte:Você levaria sua familía para passear no México?
Acho que não.
Os times Mexicanos que em um primeiro momento concordaram em jogar na América do Sul, insuflados pela Fox (controlada pelos Mexicanos) e pela Federação local, ficaram irredutíveis quanto ao mando de seus jogos no México.
Nem a proposta de jogo único na próxima semana, feita pela CONMEBOL, seduziu as equipes de Chivas e San Luis.
Em entrevista a Rádio Transamérica, aos meus amigos André Galvão e Roberto Carmona,Pedro Saez, presidente do Chivas, confirmou que não aceitou a proposta da CONMEBOL para a realização de um jogo único na próxima quarta-feira e ratificou a saída do Chivas e do San Luis da competição.
Diante do radicalismo de ambas as partes, acho que esta é a melhor solução para o caso.
A discussão agora é se São Paulo e Nacional devem passar direto para as quartas de final, ou seria mais justo que eles enfrentassem as equipes classificadas em décimo sétimo e décimo oitavo lugares na primeira fase?
Acho que com a desistência oficial dos Mexicanos a CONMEBOL deve confirmar a classificação direta de São Paulo e Nacional para as quartas de final da taça Libertadores.
maio 8, 2009 at 8:58 pm
o marcello, será que não vai ficar sem graça esse lance do são paulo ir direto pras quartas?
sem contar que, se o são paulo avançar na competição, sempre vão ficar dizendo que o time foi favorecido…isso ficar parecendo coisa de gambá
espero e torço para que o são paulo e o nacional enfrentem o décimo sétimo e o décimo oitavo colocados. Até para que o são paulo ganhe com a bilheteria.
maio 8, 2009 at 9:29 pm
A solução de um jogo único seria a melhor.
Mas não no Morumbi.
Tinha que ser em campo neutro (p. ex, o jogo do São Paulo no Uruguai, e o do Nacional aqui).
Primeiro, porque é mais justo.
Segundo, porque vão falar um monte sobre o São Paulo ser beneficiado.
Terceiro, porque o São Paulo passa a ter a obrigação de ganhar, enquanto que os mexicanos vão vir mordidos com toda essa estória.
maio 8, 2009 at 9:42 pm
Esta coisa que a gripe por lá amainou é muito relativa. Li no site da FMF, que ainda vai ter jogo nesta rodada com portões fechados. Quanto aos invejosos de plantão atacarem o São Paulo, isto vai acontecer jogando ou não as oitavas, pois a inveja mata e doi.
maio 8, 2009 at 10:30 pm
Lima.. Olha essa noticia que saiu no Terra do México. Tiveram 3 casos de morte por lá e o jogo do Altas x Pachuca será com portões fechados no Jalisco… Acheo que era seguro jogar lá
El estadio Jalisco en Guadalajara cerrará sus puertas al público este fin de semana para el partido entre Atlas y Pachuca por la última fecha del torneo Clausura mexicano después que el gobierno estatal ordenó cancelar los eventos públicos luego de tres muertes atribuidas a la gripe porcina.
http://www.terra.com/deportes/articulo/html/fox959912.htm
maio 9, 2009 at 12:26 am
e esse negocio de Ronaldinho Gaucho no tricolor ?
temos alguma chance de contrata ele ?
maio 9, 2009 at 8:22 am
Ola Marcello,
Acho que a conmenbol, deveria eliminar os mexicanos e classificar os times que ficaram e m 3 na chave deles.
maio 9, 2009 at 1:06 pm
Colegas, é bastante justificável a Federação Mexicana defender seus filiados (ei, Fed Paulista, é assim que se faz). Agora, jornalistas brasileiros ficarem insinuando coisas, como a FOLHA de hj ou – pior – omitindo informações, aí é bem outra.
Função de jornalista é pesquisar, buscar a melhor informação, coisa que aqui – ainda mais no que se refere às coisas do SPFC – pouco profissionais fazem. Vejam a mto boa cronologia que encontrei no jornal mexicano EL SOL. Em especial, atentem para as marcadas como 16:10 hs e 19:20 hs, e nelas a informação omitida aqui no Brasil, que ainda ontem as autoridades decidiram que as cidades de Guadalajara e Potosí ENTRARAM EM CONTINGÊNCIA, isto é, nelas os Estádios – entre outros lugares – NÃO SERÃO ABERTOS AO PÚBLICO!:
http://www.oem.com.mx/esto/notas/n1154401.htm
CRONOLOGÍA DE UNA RUPTURA
14:00 horas.- Luego de hablar durante toda una semana y toda la mañana de ayer viernes, Femexfut y Conmebol llegan al primer acuerdo: México deja la Copa Libertadores, pero continúa en las demás competiciones.
14:23 horas.- Surge el primer comunicado, el avalado por la Femexfut, que dice:
“Los ministerios de Salud de Brasil y Uruguay y el cuerpo médico de los clubes Sao Paulo y Nacional recomendaron no viajar a México, por lo que la medida es cancelar de manera definitiva los encuentros de ida y vuelta entre Chivas y Sao Paulo y entre San Luis y Nacional…”
14:45 horas.- Justino Compeán y Decio de María anuncian en conferencia de prensa que San Luis y Chivas abandonan la Copa Libertadores, pero continúan en relación con la Conmebol.
15:00 horas.- Nicolás Leoz, presidente de la Conmebol, da conferencia de prensa en Asunción, Paraguay, donde anuncia que: “La confederación resolvió que se juegue un partido entre el Sao Paulo y las Chivas del Guadalajara, que se juegue en Sao Paulo el día 20 de mayo próximo, y el mismo día 20 otro partido entre el club Nacional de Uruguay y el San Luis de Potosí, porque se consideró que era lo más positivo”.
16:10 horas.- Se informa que Guadalajara entra en contingencia y el partido de Atlas vs Pachuca se jugará a puerta cerrada.
17:53 horas.- Llega a la Femexfut un segundo comunicado por parte de la Conmebol en el cual se traiciona el primer acuerdo con Femexfut y se trata de obligar a los equipos mexicanos a jugar un solo partido.
“… los compromisos que deben cumplir Chivas vs. Sao Paulo y San Luis vs. El Nacional… se definirán en un partido a celebrarse el día 20 de mayo en las ciudades de Sao Paulo y Montevideo respectivamente; en caso de empate la dilucidación sobrevendrá por la vía de los penales”.
19:20 horas.- Se anuncia que el partido entre San Luis y Toluca también se jugará a puerta cerrada debido a la contingencia local. Irónicamente, las dos sedes de Libertadores.
20:07 horas.- Compeán y De María muestran su enojo en una segunda conferencia de prensa y deciden que la Femexfut rompe relaciones deportivas y económicas definitivamente con la Conmebol.
“Son dos posiciones radicalmente opuestas. Con el segundo comunicado les quiero informar que en mi calidad de presidente de la Federación Mexicana de Futbol, el futbol mexicano se retira completamente de cualquier competencia de la Conmebol hasta que no lleguemos a un acuerdo que mejore por mucho lo del primer comunicado”, sentenció un enojado Compeán.
Concluo: uma coisa é o discurso e se compreende; outra, é a realidade. Contra fatos não há argumentos. Agora, por quê tanta antipatia de boa pate da imprensa para conosco? Acho que cabe uma reflexão.
maio 10, 2009 at 9:31 am
Marcelo, não seria a solução um jogo só em campo neutro?
Ou pode ser o que você falou, jogar contra o 17 ou 18 classificados.
Passar direto é coisa de time carioca ou das frangas… O tricolor tem que passar em campo!
Abs.