O Brasil é um interminável celeiro de Craques.
Essa máxima do Futebol já dura algumas décadas.
Depois da geração de Diego e Robinho, chegou a vez de Neymar, Oscar e Boquita.
Mas como ter a certeza de que o garoto que desequilibra nas categorias de base, vai dar certo quando jogar com adultos no Profissional?
Fiz essa e outras perguntas a Milton Cruz, Auxiliar técnico e descobridor de talentos do São Paulo.
ML – O que determina o sucesso de um jogador de 17 anos quando sobe da base e logo joga pelo profissional?
MC – A qualidade técnica do jogador tem que ser diferenciada dos demais jogadores da base, a vontade do jogador também é muito importante, ele tem que querer, tem que treinar mais, se dedicar mais quando for chamado para treinar e jogar pela equipe de cima.
O Kaká nos treinamentos já mostrava que queria ir em frente e quando teve oportunidade não desperdiçou.
Pelos dois jogos que eu vi o Neymar fazer (Oeste e Paulista meio tempo em cada),da para perceber que o moleque tem ginga,parte para cima não tem medo, é um moleque que tem um futuro grande, pode sim se tornar um grande jogador.
No São Paulo você tem o Oscar, o Wellington o Henrique, são jogadores com grande potencial, mas eles tem que treinar, correr,quando entrarem nos jogos mostrar o que fazem nos treinos,mostrar vontade, marcar, ajudar o time.
O Wellington tem isso, à vontade, correria, a forte marcação, já Oscar tem mais técnica, mas tem que aprender a marcar a ter mais dinâmica de jogo para se tornar um grande jogador.
ML – É subjetiva a questão de o garoto entrar e arrebentar de cara ou demorar um tempo para deslanchar, não dá pra ter 100 % de certeza mesmo sabendo do potencial mostrado na base não é?
MC – Realmente não dá para saber, o Hernanes e o Kaká eram reservas na base, o Zé Sergio sempre foi reserva o Muller também.
Então você tem que ter um bom olho clinico para descobrir o verdadeiro potencial do atleta e a experiência como ex-jogador também ajuda.
Às vezes o garoto encontra mais facilidade para jogar no profissional do que na base, porque ele encontra mais espaço para jogar, dão mais espaço na Marcação do que na base.
O Hernanes era reserva, mas jogava em várias posições, chutava bem com as duas pernas, tinha vontade, foi por isso que subiu mesmo sendo reserva na base.
O Kaká sempre foi fera, desde pequeno quando treinava comigo. Eu chamei o seu Sergio Bragança na época e disse que era preciso fazer um tratamento para ele crescer porque ele era muito pequenininho perto dos outros como o Julio Batista e o Julio Santos.
No profissional foi feito um trabalho de musculação e suplementos alimentares como está sendo feito hoje em dia com o Oscar.
De qualquer forma não é sempre que se acerta.
Eu lembro que na minha época tinha um jogador chamado Adauto que diziam que seria o sucessor de Pedro Rocha, todos apostavam no cara e não deu em nada.
E o Zé Sergio que sempre foi reserva na base acabou sendo um dos maiores ponta esquerdas do Futebol.
Ml – Que outros fatores são importantes para quem sobe dar certo?
MC – A questão familiar é muito importante, sem duvida. Outro dia estava conversando com o Kaká e perguntei sobre o Pato,porque tenho uma responsabilidade, indiquei o garoto para ele,para o Milan, então eu quero que ele vá bem,que deslanche no futebol.
O Kaká me disse que esta tudo ok, que ele se dedica nos treinos e a família dele esta ajudando bastante, fico contente com isso.
Uma vez fui até o Recife para ver um lateral direito do Náutico, Muricy era o Técnico.
Não gostei do jogador, mas um meio campista habilidoso me chamou a atenção.
Chamava Ailton e tinha 17 anos, Muricy deu seu aval e eu o trouxe para treinar no São Paulo.
Osvaldo Oliveira era o treinador na época e ficou encantado com o jogador nos treinamentos.
A primeira coisa que falei para o Ailton foi para tomar cuidado com as más companhias em São Paulo, ele era bem humilde sua casa em Recife era de chão de terra. Ele me disse que era evangélico e que podia ficar sossegado.
Mas não adiantou, o Moleque acabou se perdendo na vida e jogou fora uma carreira promissora.
Por isso a estrutura familiar, as boas companhias são muito importantes para um jogador em começo de carreira, às vezes só o talento não adianta.
ML – Como está a preparação do Oscar já que a pressão da torcida vem crescendo para que Muricy o coloque em campo mais vezes?
MC – O pessoal da Fisioterapia e da Fisiologia está fazendo um trabalho de reforço muscular com exercícios e suplementos alimentares com ele, então tem que esperar mais um pouco.
No jogo contra o Mirassol ele entrou em campo e você vê que ele leva uns trancos perde as dividas, ainda não tem a malandragem.
Por isso esta treinando a um bom tempo no CCT, para ir se acostumando com os profissionais, para quando entrar poder jogar bem.
Ainda falta corpo para o Oscar, mas ele é um jogador que se tiver cabeça, tiver obediência tática, aprender a marcar, a jogar sem a bola, vai vingar, porque o mais difícil ele tem que é a Habilidade e qualidade técnica.
março 14, 2009 at 2:47 pm
OLA, RICA,
EXCELENTE ENTREVISTA COM O MILTON CRUZ.
PELO JEITO, TA COM MORAL COM O KAKA E MILAN,RSS, E O PATO, deve uma a ele, rss.
TA EXPLICADO ENTÃO DO MURICY,NW COLOCAR O OSCAR DIRETO, MEU MEDO E ELE VIRAR UM SERGIO MOTTA, ALIAS O MILTON NW DISSE NADA DELE MARCELO?
E A SELENIKE SUB 18, CONVOCOU HENRIQUE,OSCAR E WELLINGTON, PARA MUNDIAL EM BARCELONA EM ABRIL!
NOSSO ELENCO JA E CURTO, COM A SAIDA DOS 3 PODE COMPLICAR UM POUCO, PORQUE CONTAR COM HUGO,ANDRE LIMA JA E DIFICIL. O ELENCO FICA QUASE SEM SUPLENTES.
Fernando,esse blog é do Marcello Lima e não do Rica!!rs
março 14, 2009 at 4:35 pm
Opa eae Rica Lima… kkkkkkkkkkk
Então Marcello, acho que agora a galera daqui para de encher o saco pra colocar o muleque… não tá na hora ainda…
março 14, 2009 at 6:05 pm
O Milton Cruz é um excelente profissional que agrega muito a equipe do São Paulo com seu conhecimento e experiência. Os são paulinos serão eternamente agradecidos pela dedicação que ele tem. Só não acredito nos 1000 gols que ele diz ter feito.
março 14, 2009 at 10:26 pm
Esse Oscar vai ser nosso futuro meia, e tenho certeza q ele vai fazer muito sucesso no tricolor. O garoto é craque, so temos que ter paciencia. Ele ainda está em periodo de adaptação e preparação.
Sobre o Milton Cruz, o cara tem um olho muito clinico, e quase sempre acerta nos jogadores que indica. E por isso é muito importante para o tricolor. Ele é um dos responsáveis pelo nosso grande sucesso nos ultimos anos.
março 15, 2009 at 12:32 am
eae Rica corneta..uhahuhau
março 16, 2009 at 8:50 am
Esse Oscar vai demorar uns 2 anos pra vingar (se vingar) nesse ritmo. sem cabeça, sem disciplina, sem vontade, sem noção tática, sem força física, sem gana, sem objetividade.
março 16, 2009 at 9:53 am
esse milton cruz é muito bom…
há tempos faz excelente trabalho no São Paulo…
parabéns pela entrevista…
abraços!
http://rafaelsugiyama.wordpress.com
março 16, 2009 at 11:59 am
Putz, xingar o Marcello de Rica é sacanagem…
março 16, 2009 at 12:57 pm
Marcelo,
e esse ailton, por onde anda hein!?
abril 5, 2009 at 10:33 am
marcelo.sou um torcedor rasoavelmente bem informado e sao paulino acima de tudo, e tenho o habito de analiar elencos brasil a fora. e assisto a qualqur jogo q esteja sendo mostrado, leio jornais revistas e afins. ou seja. tudo sobre futebol. enfim, outro dia assisti a uma partida do coritiba e ali vi a soluçao pro nosso meio campo, mais precisamente na nossa meia esquerda. trata-se de um meia de rara categoria no futebol brasileiro ou seja o meia q viria pra resolver a nosa carencia de um craque nessa posiçao. q a tanto tempo estamos vendo serem feitas improvisaçoes esquisitas, como essa do hernanes como meia de criaçao. o atleta q estou me referindo se chama renatinho. tem qualidades q faltam hoje na maioria dos nossos meias e ele deve ta no mesmo nivel tecnico de um alex do inter, ou ate mesmo do alex ex coritiba e palmeiras e ainda tem a coincidencia de terem saido da mesma base. e quando vi q vc tem um canal aberto c o milton cruz, tive a ideia de dar essa ideia p vc. da um toque pra ele ficar de olho nesse jogador, porque to sabendo q o sao paulo ta querendo trazer o marlos, esse jogador ficou no banco ano passado justamente pro renatinho e esse ano o meia voltando o coritiba nao se empenhou muito em renovar com marlos. q nao venha so por pertencer a um empresario q tenha boas relaçoes c a diretoria e sim por suas qualidades. e esperar pra ver como daqui a pouco um luxemburgo da vida vai mandar alguem observar o renatinho. um abraço de um sao paulino preocupado c os interesses do nosso time!
abril 5, 2009 at 1:55 pm
Olha, realmente não vejo a menor condição desse meia do sao paulo que foi emprestado ao Toledo jogar no nosso Tricolor, esse tal de Sergio Mota. Qdo teve oportunidade nao soube aproveitar..muito fraco…!!Gostaria apenas de enaltecer e ratificar as palavras do colega (MAFIA)que escreveu o texto sobra o jogador do coritiba..RENATINHO..o jogador é craque mesmo, já o vi jogar e realmente é a sensação do coxa hoje..o tal do Marlos não engraxa a chuteira dele, alem de ser beberrão e de balada como comentam em Curitiba..abs e quebra tudo TRICOLOR!!
abril 9, 2009 at 4:46 pm
BOA TARDE MARCELO , EXCELENTE SEU BLOG ,
GOSTARIA DE SABER SE VC TEM O EMAIL OU FONE DO MILTON CRUZ , PRECISO PASSAR UM MATERIAL DE UM EXCELENTE JOGADOR DO INTERIOR DE SP QUE JA TEM PROPOSTAS DOS TIMES DA EUROPA , JAPÃO , EMIRADOS ARABES ETC ETC , NÃO SOU EMPRESARIO , SOU APENAS AMIGO DOS PAIS DESSE JOGADOR , ELE TEM 22 ANOS , JOGOU COM O EDNO ( PORTUGUESA ) NO AVAI , COM O RAMIRES ( CRUZEIRO ) NO JOINVILLE SC ,
E SERA UM EXCELENTE REFORÇO PRO NOSSO TRICOLOR ,
ABRAÇO E OBRIGADO PELA FORÇA
LEO GONÇALVES
11-7716.6088
Leo,entre em contato com o Juca pacheco ou Felipe Spindola da assessoria de imprensa no tel – 11 – 38798987.Abs
abril 13, 2009 at 10:48 am
bom dia marcello ,
obrigado pela dica ,
abç e sucesso ,
Léo Gonçalves
abril 20, 2009 at 9:04 pm
marcello boa noite. to chateado como vc deve ta tambem. fui no morumbi ontem e tive q engoli aquilo q aconteceu. a vergonha de hoje e muito maior q a do fluminense ano passado. pra eles nao da pra aceitar e da forma como foi. marcello eu li o seu coments inicial e me ocorreu a seguinte pergunta. sera q nao e muita arrogancia nos acharmos q so jogadores de sao paulo e q podem vir a serem craques? e pq nao olharmos do lado pra ver se nao tem alguem melhor? volto a falar. no coritiba tem um meia q vai dar o q falar ainda, temos q ser rapidos e pelo menos observar o q ta acontecendo do nosso lado. depois vai seu luxemburgo seu mano menezes seu wagner mancinni e pegam o jogador e somos tirados de bobos. q achamos q temos os melhores. e na verdade perdemos, as vezes por achar isso. o meia se chama renatinho. vamos ficar atentos fala pro milton logo.
maio 19, 2009 at 12:02 am
Milton Cruz é o cara…
Se eu pudesse falar com ele eu indicaria NICOLAS LODEIRO (NACIONAL-URU) o piá é bom demais…Vejam no jogo contra os porcos..
abraço…
fevereiro 22, 2010 at 3:01 pm
Olá mIlton, gostaria da sua ajuda tenho um irmão garoto de 17 anos de idade atacante ou meia direita porte físico do Luis Fabiano gostaria que vc podesse me indicar alguém para fazer um teste futebolistico..Obrigado fique com Deus